
Estudo do MIT revela que os modelos de linguagem, quando usados sem critério, interferem com a aprendizagem, corroendo também a criatividade, a memória e o pensamento analítico.
Licenciada em Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa (1993-1998), iniciou o seu percurso profissional no jornal A Capital, onde se estreou a fazer reportagens e notícias sobre Lisboa e concelhos limítrofes. Passou depois pelo Diário Económico, regressou ao jornal A Capital e passou depois pelo Diário de Notícias. Em 2009, fez parte da equipa fundadora do jornal i.
Atualmente, é jornalista em regime freelance, colaborando para diferentes títulos, como as revistas Volta ao Mundo e Notícias Magazine, ou jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias, entre outras publicações especializadas.
É ainda autora do website infantojuvenil quebichotemordeu.com, um projeto pessoal onde procura despertar a curiosidade de crianças e adolescentes para temas ligados aos direitos humanos, ciência, cidadania ou igualdade de géneros.
Ao longo das últimas duas décadas, já escreveu sobre local, educação, África ou ciência e tecnologia. Nos anos mais recentes, dedica-se sobretudo às áreas do ambiente e da sustentabilidade. As histórias sobre pessoas, natureza e vida selvagem, capazes de inspirar e mudar perspetivas, são aquelas que mais a motivam a escrever todos os dias.
Estudo do MIT revela que os modelos de linguagem, quando usados sem critério, interferem com a aprendizagem, corroendo também a criatividade, a memória e o pensamento analítico.
A noite está seriamente ameaçada pela poluição luminosa, mas a organização internacional Dark Sky procura proteger o céu noturno, reconhecendo os locais que preservam os mistérios da escuridão.
É uma descoberta histórica que revelou uma nova classe de fungos importantíssima para compreender as relações simbióticas no reino das plantas durante a Era Paleozoica.
O biobetão incorpora microrganismos em edifícios, pontes ou estradas para reparar os danos provocados pela erosão do tempo. Conheça aqui os avanços mais recentes desta tecnologia inovadora.
O novo serviço gratuito da Universidade de Lisboa usa seis modelos de linguagem, permitindo escolher o heterónimo que vai responder perguntas, redigir, traduzir e resumir textos ou escrever letras de música e poesia.
Erradicação da fome, saúde de qualidade e inovação foram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU incluídos no ranking da Times Higher Education em que a instituição mais se destacou.
A interligação do maior lago artificial da Europa com as barragens de Santa Clara, em Odemira, e de Bravura, em Lagos, surge na sequência do acordo com Espanha para utilizar o caudal do Guadiana.
Investigadores israelitas concluem que o nosso padrão respiratório é uma marca biológica identitária, que revela também indicadores sobre a saúde física e mental.
Objetos velhos ou descartáveis são opções baratas e originais para canteiros e hortas cheios de cor, alegria e personalidade.
Investigadores estão a recrutar voluntários para uma abordagem clínica digital inédita que, a ser bem-sucedida, poderá contribuir para aliviar a sobrelotação dos serviços de saúde.
Investigadores da Universidade Lisboa inauguraram uma abordagem inovadora, que usa fotos do passado para recolher dados do litoral e preencher lacunas em períodos em que as imagens aéreas ou de satélite não existiam.
Se já tentou todos os truques e ainda assim continua a chorar, experimente o método cientificamente validado pelos investigadores da Universidade de Cornell.
O resultado da investigação internacional, agora publicado na prestigiada revista Science, constitui um teste rigoroso às teorias da física atómica.
Os concelhos vão poder contar com um sistema do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mais rigoroso nas avaliações e nos alertas meteorológicos, geofísicos e climatológicos.
Se julga que os investigadores não perdem tempo com questões comezinhas, surpreenda-se com o que a ciência já descobriu sobre a melhor forma de cozinhar e descascar um ovo sem contratempos.
Os Censos de Borboletas contam com o contributo de voluntários, que recolhem informações sobre o estado de conservação destes insetos, bem como a saúde dos seus habitats.
Do fogo cósmico ao espaço sideral, deslumbre-se com as imagens de cortar a respiração, que venceram a edição de 2025 do Milky Way Photographer of the Year.
Cinco anos após iniciar a operação, o WindFloat Atlantic tem agora uma espécie de reserva artificial para a vida marinha, com 270 espécies já identificadas.
A composição das estrelas de neutrões é ainda um mistério para a ciência, mas os investigadores portugueses usaram ferramentas de machine learning para acelerar o seu cálculo.
Essenciais para a saúde dos oceanos, estes organismos são responsáveis pela reciclagem de nutrientes e pela estabilização de sedimentos marinhos, servindo ainda como alimento para peixes e crustáceos.