
Algas, invertebrados e microrganismos marinhos são a chave para desenvolver tecnologias de suporte à vida, fornecendo oxigénio, alimentação, energia ou proteção contra radiação cósmica, diz investigador do Politécnico de Leiria.
Algas, invertebrados e microrganismos marinhos são a chave para desenvolver tecnologias de suporte à vida, fornecendo oxigénio, alimentação, energia ou proteção contra radiação cósmica, diz investigador do Politécnico de Leiria.
Entre nesta aventura e decida o que fazer diante das várias opções que a comunidade científica dispõe para evitar a destruição do nosso planeta.
Bases de dados e modelos avançados de visualização desenvolvidos por especialistas da Universidade de Coimbra prometem ajudar os operadores a tomar decisões rápidas e seguras para evitar acidentes e congestionamento no tráfego espacial.
A Universidade do Minho desenvolveu um dispositivo portátil que dispensa testes em laboratório e pode ser usado pela indústria pesqueira. A inovação combate não só alergias e intoxicações, como também o desperdício alimentar.
Inverter o declínio desta ave migratória implica uma cooperação transfronteiriça para estudar o seu habitat em mais de mil zonas húmidas de 46 países da Europa e de África.
Para aproveitar os enormes benefícios deste legume, aconselhamos que vá para a cozinha e siga estas três instruções recomendadas pelos cientistas.
Quais os desafios desta tecnologia que está a transformar o mundo? Leia esta e outras respostas numa conversa com uma máquina, que reproduz as principais ideias de um dos especialistas portugueses mais conceituados internacionalmente.
A ferramenta desenvolvida por investigadores do ITQB NOVA analisa imagens biomédicas 100 vezes mais rápido do que os métodos convencionais. A abordagem poderá acelerar significativamente a descoberta de novos fármacos e terapêuticas inovadoras.
O município aproveitou o projeto Condomínios de Aldeia para se proteger contra os fogos florestais. Saiba também o que está a fazer Oliveira do Hospital, que, em 2017, perdeu 90% da sua mancha florestal.
Mais de 25 mil igrejas inglesas foram mapeadas no maior recenseamento sobre a vida selvagem junto de sepulturas e jazigos. Dez mil espécies foram identificadas, 80 das quais na lista vermelha.
Desconhecia-se, até agora, qual a vantagem dos golfinhos em ajudar os pescadores brasileiros a apanhar peixe. Cientistas descobriram que a sua sobrevivência aumenta em 13%. A prática é centenária, mas corre o perigo de desparecer.
O projeto criou em Castro Marim um modelo de sequestro de carbono possível de replicar em qualquer parte do Mediterrâneo. As Salinas del Alemán, em Espanha, poderão ser agora o próximo passo.
Expressam emoções, respondem a perguntas, conversam sobre o tempo ou brincam com crianças. Estas máquinas já estão entre nós e prometem continuar a evoluir para tomar decisões cada vez mais autónomas.
A ANP | WWF está a remover barreiras fluviais obsoletas dos cursos de água, em Portugal, restaurando o habitat de várias espécies, como rãs, enguias, bogas, linces ou lontras.
Com um longo reinado de quase 46 anos, D. Dinis está entre os monarcas que mais contribuiu para impulsionar a agricultura, o comércio e o ensino no país.
Os geradores de água atmosférica começam a ser encarados como soluções inovadoras para combater a emergência hídrica. Conheça alguns dos projetos pioneiros que estão a fazer a diferença nas regiões com grande escassez de água.
O método, inspirado nas leis da astrofísica, apresentou resultados promissores. Os cientistas acreditam que a abordagem pode emergir como um “paradigma disruptivo”, abrindo caminho a novas investigações com “elevados impactos” para clínicos e pacientes.
O comportamento único, observado entre os grandes predadores das terras altas da Etiópia, levou os cientistas da Universidade de Oxford a querer aprofundar a investigação sobre interações atípicas entre plantas e animais.
Cinco novas espécies de planárias marinhas foram identificadas no Sul e Oeste da Península Ibérica. Duas delas vivem na costa portuguesa. Podem ser minúsculas, mas são essenciais para o equilíbrio das águas do litoral.
A Universidade do Porto e a Fundação Gulbenkian uniram esforços para criar um protótipo de embarcação com zero emissões, que pode ser operado à distância. O projeto visa fornecer uma alternativa sustentável para a frota nacional.