
Apesar de as previsões apontarem para uma primeira metade de semana bastante quente, os arquipélagos deverão manter-se estáveis, do ponto de vista térmico. Confira a previsão!
Apesar de as previsões apontarem para uma primeira metade de semana bastante quente, os arquipélagos deverão manter-se estáveis, do ponto de vista térmico. Confira a previsão!
Como temos vindo a avançar, a próxima semana vai aquecer... e muito! Os nossos mapas continuam a insistir em temperaturas de 40ºC, ou mais, de Norte a Sul do país. Confira a previsão!
Depois de uma descida das temperaturas máximas em todo o país, com maior expressão no Norte e Centro, os termómetros começarão a subir, de forma significativa a partir de domingo.Mais informação: Descida significativa das temperaturas em Portugal continental, mas com novo episódio de calor à vista
Um novo estudo revela uma regra global previsível: a maioria das espécies tem origem em pontos críticos de biodiversidade e apenas algumas sobrevivem à medida que se espalham.
O dia de hoje amanheceu cinzento em boa parte das regiões Norte e Centro e com uma descida acentuada das temperaturas, principalmente nestes locais. No entanto, adivinha-se uma nova subida destes valores na reta final da semana.
Durante milhões de anos, grandes herbívoros como os mastodontes e os veados gigantes moldaram os ecossistemas da Terra, que surpreendentemente se mantiveram estáveis apesar das extinções e das perturbações.
Uma frente fria, associada a um centro de baixas pressões estaria prevista a afetar os Açores já amanhã. Contudo, a nova atualização mostra uma menor intensidade da mesma. Confira aqui a previsão!
A semana começou com a emissão de novos avisos meteorológicos por parte do IPMA. São 8, os distritos sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada que se adivinham. Mais informações: IPMA eleva 7 distritos a aviso amarelo devido ao tempo quente e a chuva e trovoada regressam hoje a Portugal continental
Os modelos atualizaram e anteciparam a instabilidade prevista para o feriado de dia 10 de junho para hoje, dia 9. É esperado que já durante esta tarde ocorram episódios de chuva e trovoada. Mais informações: Tempo em Portugal na próxima semana: mudança a partir de 9 de junho, com muita trovoada e chuva. Eis as zonas afetadas
Conforme temos vindo a avançar, há uma mudança no estado de tempo prevista para o início da próxima semana. Adivinha-se chuva e trovoada em vários locais do país.
Um novo episódio de calor irá dar-se nas próximas horas, onde vários locais do país se aproximarão dos 40ºC e alguns, especialmente no Sul, poderão ultrapassar este marco. Confira a previsão!Mais informações: O IPMA emite 5 avisos amarelos, devido ao tempo quente: do calor extremo ao risco de precipitação no Dia de Portugal
Os arquipélagos dos Açores e Madeira registarão dias agradáveis, praticamente sem chuva, devido à presença do anticiclone. Contudo, uma baixa pressão poderá alterar estas condições, pelo menos nos Açores.
Dois centros de baixa pressão irão influenciar o estado de tempo em Portugal continental a partir de terça-feira, dia 10 de junho. Saiba quais as regiões mais afetadas!Mais informação: Portugal exposto a calor tórrido na reta final da primeira semana de junho: verão afirma-se e até 40 ºC nestas regiões!
Esperam-se dias tendencialmente secos para os arquipélagos dos Açores e da Madeira, nos próximos dias, com algumas exceções. Confira aqui a previsão!Mais informação: Portugal exposto a calor tórrido na reta final da primeira semana de junho: verão afirma-se e até 40 ºC nestas regiões!
Uma colisão entre a nossa galáxia, a Via Láctea, e a sua maior vizinha, a galáxia de Andrómeda, prevista para ocorrer em cerca de 4,5 mil milhões de anos, é antecipada pelos astrónomos desde 1912.
A primeira semana do verão climatológico arrancou fresca. Ainda assim, espera-se que até ao fim de semana as temperaturas voltem a subir de forma significativa, podendo alcançar os 40 ºC. Saiba a previsão completa!
A semana que agora se inicia deverá dividir-se em duas partes. A primeira trará uma descida generalizada das temperaturas e até alguma chuva. A segunda, trará tempo seco e novo aumento das temperaturas registado pelos termómetros!Mais informação: Alfredo Graça sobre o tempo que se avizinha para junho: "o modelo europeu é claro e não traz boas notícias"
A esperança de vida aumentou consideravelmente, o que significa que há mais pessoas idosas. Desta forma, é agora mais importante do que nunca cuidar da qualidade de vida na velhice.
O escurecimento dos oceanos ocorre quando mudanças nas propriedades óticas do oceano reduzem a profundidade das suas zonas fóticas, lar de 90% de toda a vida marinha e locais onde a luz do sol e da lua impulsionam interações ecológicas.
Os nossos mapas de referência apontam para muito calor e possibilidade de chuva e trovoada nas próximas horas para Portugal continental. Confira aqui a previsão.