Os investigadores conseguiram fornecer uma base biológica para o que estudos anteriores já tinham sugerido: que a criatividade contribui para um cérebro mais jovem. Saiba mais aqui!
Os investigadores conseguiram fornecer uma base biológica para o que estudos anteriores já tinham sugerido: que a criatividade contribui para um cérebro mais jovem. Saiba mais aqui!
Ainda que o tempo seco possa permanecer em Portugal continental, pelo menos, até sexta-feira, dia 17, os arquipélagos poderão contar com alguma instabilidade devido à passagem de frentes frias associadas a depressões.
Anomalias térmicas positivas diurnas e noturnas: o mote para os próximos dias em Portugal continental. As temperaturas mantêm-se elevadas em todo o país, sendo que mesmo nas horas noturnas os valores serão acima da média.
Portugal continental está a experimentar temperaturas máximas acima da média em boa parte do país. Esta tendência deverá permanecer, pelo menos, até dia 15 de outubro.Mais informações: Fim de semana pode marcar o fim de temperaturas elevadas, antevendo-se a chegada do verdadeiro outono na próxima semana
Pensava-se que o Mar Vermelho albergava ecossistemas resistentes ao aquecimento das águas, mas a onda de calor em 2023 provou o contrário.
Apesar de estabilidade atmosférica quase generalizada, poderão dar-se alguns episódios de chuva fraca e dispersa em alguns locais do país, nos próximos dias. As temperaturas manter-se-ão agradáveis.
Como temos vindo a avançar, uma depressão chegou hoje aos Açores, tendo o IPMA emitido aviso amarelo para os grupos Ocidental e Central, devido à precipitação, por vezes, forte. Confira aqui os detalhes!
A AEMET nomeou há poucas horas a primeira tempestade da temporada 2025/2026. Chama-se Alice e já deu lugar à emissão de vários avisos meteorológicos em Espanha. Afetará Portugal? Confira aqui a previsão!
Ainda que a Península Ibérica esteja sob influência de uma crista anticiclónica, Espanha poderá contar com episódios de chuva forte nos próximos dias. Chegarão a Portugal? Confira aqui a previsão!
Estas descobertas mostram de que forma a vida se adaptou antes da fotossíntese e remodelou o planeta, podendo também orientar a procura de vida noutros planetas. Saiba mais aqui!
Depois de um fim de semana de contrastes, com um sábado mais cinzento e fresco e um domingo quente e seco, espera-se uma semana de igual estabilidade atmosférica no continente, mas no arquipélago dos Açores poderá ser diferente.
A descoberta, relatada na Science Advances, lança uma nova luz sobre a forma como a superfície da Terra evolui e levanta novas questões sobre os riscos futuros de sismos no noroeste do Pacífico.
Ainda que o fim de semana possa contar com alguma nebulosidade em boa parte da nossa geografia continental e com uma diminuição generalizada das temperaturas, esta tendência depressa cessará. Confira aqui a previsão!
Estamos prestes a entrar no mês de outubro e os termómetros continuam a rondar os 30ºC em diversos pontos do país. Confira a previsão para os próximos dias!
A região Sul do país será brindada com dias quentes, secos e soalheiros, mas esta condição poderá abranger outras zonas. Confira aqui a previsão!Mais informação: Tempo em Portugal na próxima semana: depois da passagem de Gabrielle, a estabilidade irá fixar-se a partir do dia 29
O tamanho médio das árvores na Amazónia aumentou 3,2% a cada década, em linha com a resposta ao aumento dos níveis de dióxido de carbono, sugere um novo estudo.
O outono começou, mas as temperaturas de verão voltam já nos próximos dias, com os termómetros a registarem 30 ºC ou mais em boa parte do país. Confira aqui a previsão!
Gabrielle está a chegar ao nosso território continental, depois de ter passado pelos Açores, e contará com chuva, vento e agitação marítima. Confira aqui a previsão!
Parece estranho, mas a aproximação do ex-furacão Gabrielle vai resultar num aumento dos valores registados pelos termómetros. Como? Saiba mais aqui!Mais informação: Depressão extratropical Gabrielle chega ao Continente amanhã: 50 mm de chuva, rajadas até 70 km/h e ondas até 11 metros
Um estudo publicado na Nature afirma que a vida útil da atmosfera rica em oxigénio pode ser mais curta do que pensávamos. Saiba mais aqui!