Depois do pôr-do-sol de quinta-feira, dia 6, Viana do Castelo vai assistir a uma série de fenómenos

O dia de hoje amanheceu cinzento e chuvoso, especialmente no noroeste do país. Para amanhã, sexta-feira, espera-se um agravamento do estado de tempo, a oeste da Barreira de Condensação.
Depois de uma quarta-feira tempestuosa, com muita chuva e trovoada em praticamente todo o país, esta quinta-feira amanheceu cinzenta e também com alguma chuva fraca a moderada em vários locais do Norte e Centro, ainda que ao longo do dia esta instabilidade possa permanecer a oeste da Barreira de Condensação.
Para além disto, as temperaturas também diminuíram, resultado da chegada de uma massa de ar frio, sendo que para hoje esperam-se máximas entre os 10 ºC na Guarda e os 21 ºC em Lisboa. Estes fatores, inclusive, já contribuíram para a queda de neve na Serra da Estrela na noite passada.
As últimas horas do dia de hoje trarão mais chuva ao país
Para a reta final do dia, espera-se a chegada de mais precipitação a Portugal Continental, especialmente para a região a oeste da Barreira de Condensação, onde um dos primeiros distritos a ser afetado será Viana do Castelo, com períodos de chuva fraca a moderada. No entanto, logo nas primeiras horas da madrugada de amanhã, dia 7 de novembro, deverá dar-se uma intensificação desta precipitação.

O IPMA já emitiu novos avisos meteorológicos tendo em conta esta instabilidade atmosférica, sendo que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, estarão sob aviso amarelo de precipitação, que poderá ser forte e acompanhada de trovoada. Este aviso estará em vigor entre as 6h e as 12h de amanhã, sexta-feira (7).
Fenómenos que vão influenciar o estado de tempo em Viana do Castelo e não só
Para além da chuva, que poderá ser superior a 13 mm por hora, especialmente durante a madrugada, Viana do Castelo também poderá contar com agitação marítima, ainda que a mesma possa acalmar ao início da manhã, e com o aumento da velocidade de rajada de vento, onde junto ao mar estas podem alcançar os 50 km/h e na zona norte, próximo à fronteira com Espanha, podem chegar aos 60 km/h. Ainda assim, é esperado um ligeiro aumento da temperatura para a mesma área, sendo que poderão ser atingidos 17 ºC de máxima.

Para os restantes distritos sob aviso amarelo, acima mencionados, também se espera um aumento da velocidade do vento, ainda que as rajadas não devam alcançar os 50 km/h, mantendo-se na ordem dos 40/45 km/h.
Ainda em relação à chuva, até ao final do dia de sexta-feira, o distrito de Viana do Castelo poderá contar com uma acumulação de precipitação de cerca de 64 mm na zona de Ponte da Barca. O distrito de Braga deverá contar com a segunda maior acumulação, com valores de cerca de 58 mm em Vieira do Minho. Porto e Aveiro poderão vir de seguida com valores na ordem dos 30 mm em vários pontos de ambos os distritos, segundo a mais recente atualização do ECMWF.