Até sexta-feira, dia 31, Portugal Continental poderá contar com chuva, vento e temperaturas mais baixas

Portugal Continental continuará a ser afetado por frentes ativas, que resultarão em chuva, vento e diminuição das temperaturas nos próximos dias. Confira a previsão aqui!

O dia de hoje contou com vários períodos de chuva forte, especialmente no Sul do país, no entanto, é esperado que ao longo das próximas horas esta se dissipe, dando lugar a um resto de dia seco.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

As temperaturas máximas deverão manter-se entre os 16 ºC na Guarda e os 24 ºC em Lisboa e Faro, sendo que na região Norte os valores não devam ultrapassar os 20 ºC. Em relação ao vento, a costa algarvia poderá registar rajadas até 50 km/h, ainda que as mesmas percam intensidade à medida que as horas passam.

A partir do final do dia de amanhã, o estado de tempo deverá tornar-se mais adverso

Para amanhã, quinta-feira, espera-se o regresso da chuva a partir das últimas horas da manhã, à faixa litoral Norte e Centro, ainda que com pouca expressão. No entanto, a partir das últimas horas do dia, uma frente fria irá atingir o país, resultando em períodos de chuva forte, especialmente no noroeste.

rajadas de vento
Ao longo dos próximos dias a velocidade de rajada de vento poderá aumentar, devido à chegada de uma frente fria. Na sexta-feira poderão registar-se as rajadas mais fortes, com velocidade até 75 km/h na região Centro do país.

Além disto, poderá registar-se uma diminuição dos valores máximos de temperatura, especialmente no Norte e Centro, onde os valores poderão variar entre os 14 ºC na Guarda e os 22 ºC em Lisboa, e as rajadas de vento poderão intensificar-se no noroeste, podendo alcançar os 65 km/h.

Semana termina com mais períodos de instabilidade atmosférica

Na sexta-feira, é esperada uma continuação desta instabilidade, onde a chuva poderá alastrar-se, durante a madrugada, abrangendo as regiões Norte e Centro, sendo que a partir das primeiras horas da tarde, a região Centro possa registar períodos de chuva forte, assim como rajadas na ordem dos 75 km/h.

Neste dia, as temperaturas deverão manter-se sem grandes variações, sendo esperado que os termómetros variem entre os 13 ºC na Guarda e os 22 ºC em Lisboa. Esta diminuição dos valores térmicos, principalmente durante o dia, fará com que os valores de anomalia térmica em boa parte do país, sejam nulos ou abaixo no normal para a época, com exceção do Alentejo que registará valores ainda acima do normal. No entanto, durante a noite, a anomalia térmica positiva continua em todo o território.