Setúbal e Viana do Castelo estão de olho no céu: as chuvas mais fortes são esperadas para esta hora hoje e amanhã

A depressão Claudia irá continuar a influenciar o estado de tempo em Portugal Continental nas próximas horas e dias. São esperados vários períodos de chuva forte, vento e agitação marítima.
O centro de baixas pressões que está a originar o estado de tempo adverso atual em Portugal Continental (Depressão Claudia), continuará estacionário fazendo com que estas condições se mantenham nos próximos dias.
Para hoje, dia 13 de novembro, estão ativos diversos avisos laranja de chuva e agitação marítima, em todos os distritos do Sul. Os restantes distritos encontram-se sob aviso amarelo para chuva, vento e, no caso de Lisboa, também agitação marítima.
As próximas horas serão críticas nestes locais do Centro e Sul
Ainda que chova em boa parte do país, em vários sítios de forma moderada e persistente, vários pontos, especialmente do Centro e Sul poderão contar com chuva forte. Na região Centro podemos destacar a região da Serra da Estrela, onde Manteigas poderá registar até 8.9 mm por hora.

Já no Sul, o distrito de Faro poderá contar com chuva forte de oeste para este, a partir das primeiras horas da tarde, com valores até 8 mm por hora. Esta maior instabilidade deverá perder força nas últimas horas da tarde.
Ainda na mesma região, Setúbal poderá contar com chuva persistente, com episódios de chuva forte, com até 10.8 mm por hora. Este período de chuva mais forte poderá acontecer a partir das últimas horas da tarde.
A Península de Setúbal já registou centenas de ocorrências devido ao tempo adverso desde as 5h, segundo a Proteção Civil, como quedas de árvore e inundações, levando ao encerramento de escolas. Infelizmente também já se registaram vítimas mortais: um casal de idosos não resistiu à inundação na sua casa, em Fernão Ferro, no Seixal.
Amanhã, a situação poderá agravar-se no litoral Norte
Ainda que amanhã a chuva possa persistir nos pontos mais críticos, acima mencionados, especialmente na região de Setúbal, é expectável que esta condição possa agravar no Norte do país, nas últimas horas do dia.

Viana do Castelo, Aveiro e Porto poderão registar os valores mais elevados por hora, com 7.4 mm, 7 mm e 6.6 mm, respetivamente. Estes valores deverão ser superiores na madrugada de sábado, com Viana do Castelo a poder registar até 10.4 mm por hora, seguido do Porto com até 7.4 mm.
Com isto, é esperado que ao final do dia de amanhã, sexta-feira, as regiões do Minho, Serra da Estrela e Setúbal registem valores de acumulação de precipitação superiores a 100 mm. Respetivamente, esperam-se números a rondar os 145 mm, 122 mm e os 113 mm.
O IPMA emitiu aviso amarelo de precipitação para todos os distritos, em vigor a partir das 9h de amanhã, para os distritos do Norte e Centro, e a partir das 15h para o Sul. Este permanecerá em vigor, pelo menos, até às 21h do dia 14, sábado.