Tempo em Portugal na próxima semana: depressão atlântica poderá trazer mais chuva e rajadas de vento até 100 km/h

Ainda que este fim de semana possa ter dado uma trégua na instabilidade atmosférica, é esperado que já nas últimas horas do dia de hoje a chuva regresse.
Como referimos em previsões anteriores, o dia de hoje, domingo (9) trará a chuva de volta a Portugal Continental. Esta é esperada nas próximas horas, de forma fraca e dispersa, no noroeste do país. Nas horas seguintes poderá avançar para Este, chegando ao Nordeste Transmontano. Nas últimas horas do dia espera-se que volte a incidir no noroeste.
Apesar deste regresso da instabilidade a alguns locais do Norte do país, o dia de hoje espera-se geralmente seco e com boas abertas de Norte a Sul. Em relação às temperaturas máximas, estas deverão variar entre os 12 ºC na Guarda e os 19 ºC em Lisboa e Faro.
Semana arranca com alguma chuva fraca a oeste da Barreira de Condensação
Durante a madrugada e manhã de segunda-feira, dia 10, a chuva deverá ocorrer no litoral Norte e Centro, com maior expressão no noroeste, ainda que com pouca intensidade. Durante o dia é expectável que a chuva se estenda a outras zonas das regiões Norte e Centro.
Nas horas seguintes, já durante a madrugada de terça-feira, dia 11, esta precipitação deverá concentrar-se a oeste da Barreira de Condensação, não se descartando uma intensificação da mesma, especialmente no distrito de Braga.
Frente fria trará vento forte a partir de terça-feira
Já a partir das primeiras horas da tarde de terça-feira, uma frente fria irá aproximar-se do território podendo dar origem a chuva mais intensa - esperando-se períodos de chuva forte - abrangendo o litoral Norte e Centro e concentrando-se, horas mais tarde, também no noroeste do país.

Esta frente também poderá resultar num aumento da velocidade da rajada de vento, onde, no noroeste, estas poderão chegar aos 80 km/h, na terça-feira. Fazendo deste um dos dias mais ventosos. Quinta-feira poderá ser o dia com as rajadas mais fortes, podendo as mesmas ultrapassarem os 100 km/h na região da Serra da Estrela, como podemos observar no mapa acima. No noroeste e no Sul estas podem chegar aos 80 km/h.
Aproximação de depressão atlântica poderá resultar em chuva intensa entre quarta e sexta-feira
A madrugada de quarta-feira poderá contar com alguma chuva fraca na região Centro do país, no entanto, não se descarta a possibilidade de períodos de chuva mais intensa no noroeste do país, no mesmo intervalo.
A partir das últimas horas da manhã, espera-se uma intensificação desta instabilidade atmosférica em praticamente toda a faixa litoral, de Norte a Sul, ainda que no noroeste a ocorrência possa ser mais intensa, podendo registar-se até 7mm de chuva por hora, no distrito de Viana do Castelo.

Esta tendência deverá manter-se na quinta-feira, com o litoral Norte e Centro a registar mais chuva face ao resto do país, no entanto, a mais recente atualização do ECMWF mostra que até ao final do dia a chuva possa ocorrer em todo o país. O Litoral Oeste poderá ser a região a registar mais chuva por hora, nas últimas horas de quinta-feira. Esperam-se até 10 mm por hora.
Na sexta-feira, ainda que a chuva possa fazer parte do dia, em praticamente todo o país, espera-se uma diminuição da intensidade da mesma, à medida que as horas passam. A madrugada de sábado deverá continuar com chuva fraca a moderada em boa parte das regiões Norte e Centro.