Investigadores de Stanford revelam que os meandros existiam muito antes das plantas. Esta descoberta sugere que as planícies aluviais ricas em carbono moldaram o clima durante milhares de milhões de anos.
Investigadores de Stanford revelam que os meandros existiam muito antes das plantas. Esta descoberta sugere que as planícies aluviais ricas em carbono moldaram o clima durante milhares de milhões de anos.
Os corais resilientes do Mar Vermelho sobrevivem ao calor extremo, mas encolhem e enfraquecem, o que faz soar o alarme sobre o futuro da vida marinha e das comunidades dependentes dos recifes.
As projeções climáticas dos anos 90 acertaram em cheio na subida do nível do mar, mas subestimaram o degelo das camadas de gelo. Saiba mais aqui!
As futuras tempestades geomagnéticas poderão causar picos de densidade mais acentuados, apesar de uma densidade global mais baixa, aumentando os desafios relacionados com o arrastamento de satélites.
O verão astronómico continua em vigor e na próxima semana espera-se o regresso do calor a boa parte da nossa geografia continental. Os termómetros poderão chegar aos 37 ºC. Confira aqui a previsão!
Pela primeira vez, os investigadores relatam que as algas do Ártico conseguem movimentar-se a -15 ºC (o movimento a temperaturas mais baixas alguma vez registado em células vivas complexas). Saiba mais aqui!
A instabilidade voltou e deverá permanecer nos próximos dias, no entanto, para quem já tem saudades dos dias de verão, falta pouco para se voltarem a deliciar com dias quentes e soalheiros. Acompanhe aqui a nossa previsão!
Até meio da semana poderemos registar alguns períodos de chuva fraca, especialmente no noroeste do país, no entanto, os últimos dias da mesma poderão voltar a "cheirar a verão". Saiba mais aqui!
A greve anunciada pelos Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, para os dias 9 e 11 de setembro, acontecerá entre as 5h e as 10h da manhã.
A chuva regressou e as temperaturas vão diminuir em todo o país. Uma frente fria e uma massa de ar frio contribuem para estes fatores. Confira aqui a previsão!
O litoral Norte e Centro será o mais afetado pela frente fria que se encontra a caminho de Portugal continental. Saiba onde vai chover mais!
O arranque da segunda semana de setembro em Portugal adivinha-se fresco e seco, ainda que estas condições de ausência de precipitação durem pouco tempo. Confira a previsão aqui!
Promete mudar a biologia sem o trabalho árduo de contar calorias ou cortar nos hidratos de carbono: basta mudar a hora a que come, não necessariamente o que come, mas "nem tudo são rosas". Saiba mais aqui!
Tanto os Açores como o continente poderão registar maior acumulação de precipitação entre sexta e domingo, devido à chegada de uma frente fria. Confira aqui a previsão!
Ainda que o verão astronómico ainda continue até ao equinócio de outono, que acontece no dia 22 de setembro de 2025, às 18:19 (GMT), o outono climatológico arrancou hoje. O que é que isto significa para o estado de tempo?
Tanto Açores como Madeira poderão registar valores de temperatura abaixo da normal climatológica nos próximos dias, assim como a ocorrência de precipitação. Saiba mais aqui!Mais informação: Até 31 de agosto Portugal enfrentará temperaturas amenas, chuva fraca e rajadas até 60 km/h: eis as zonas mais expostas
Os dias cinzentos e a chuva estão de volta a Portugal continental, mas afetarão apenas algumas zonas específicas. Conheça quais, aqui connosco!
À medida que a camada de ozono recupera, intensifica também o aquecimento global. Os investigadores prevêem que, até 2050, o ozono estará logo atrás do dióxido de carbono como fator de aquecimento, anulando muitos dos benefícios da proibição dos CFC.
Os remanescentes do furacão Erin vão trazer alguns efeitos a Portugal, como agitação marítima, aumento da velocidade do vento e até alguma chuva fraca. Conheça as zonas mais afetadas!Mais informação: Temperaturas elevadas regressam ao Interior com valores próximos dos 37 ºC, enquanto nevoeiros persistem no Litoral
São mais de 1500 bombeiros, com o apoio de mais de 500 viaturas, que se encontram a lutar contra as chamas do incêndio que afeta Arganil e Piódão, afetando outras áreas envolventes. Este incêndio está a deteriorar a qualidade do ar para níveis perigosos!