Invasão polar prevista para 25 de novembro em Portugal: Joana Campos analisa os seus impactos

A chegada de uma nova massa de ar polar irá influenciar o tempo em Portugal Continental. Conheça os seus efeitos, aqui!
Os próximos dias poderão contar com algumas oscilações térmicas, onde os valores de temperatura poderão aumentar e depois voltar a diminuir. Esta diminuição poderá sentir-se a partir da próxima terça-feira, dia 25 de novembro, aquando a chegada de uma nova massa de ar polar.
Ainda que esta massa de ar possa afetar Portugal, espera-se que não seja tão abrangente e que não resulte em valores tão baixos como os registados ao longo desta semana.
Semana arranca com temperaturas acima da média e com chuva, mas por pouco tempo
Segunda-feira contará com chuva ao longo de praticamente todo o dia, com maior expressão no Norte do país, ainda que seja persistente também no Centro. Com o passar das horas esta chuva deverá dirigir-se para Sul, devendo começar a dissipar-se ao final do dia, perdurando nas primeiras horas da madrugada de terça-feira.
Para além disto, as temperaturas mínimas esperadas poderão variar entre os os 8 ºC na Guarda e os 17 ºC em Lisboa, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 10 ºC na Guarda e os 18 ºC em Lisboa e Faro.

No entanto, este cenário irá mudar a partir de terça, com a chegada da nova massa de ar polar, que irá contribuir para uma descida dos valores de temperatura, resultando, consequentemente, numa inversão das anomalias, passando os mapas a mostrarem anomalias negativas ou nulas em boa parte do território.
Desta forma, os nossos mapas de anomalia térmica mostram valores abaixo da média em praticamente todo o território a partir das primeiras horas da tarde de terça-feira, que serão mais evidentes durante as noites e as madrugadas seguintes, sendo que os valores positivos voltam a surgir a partir das primeiras horas da tarde de quinta-feira, quando se denotará um novo aumento das temperaturas.
Massa de ar polar contribuirá para temperaturas de até -3 ºC na primeira metade da semana
A madrugada de terça-feira já se denotará mais fria em relação à madrugada de segunda-feira, onde o valor mais baixo poderá ser de -1 ºC na Serra da Estrela. A máxima desse dia, nesse mesmo local, não deverá ultrapassar os 2 ºC. A nível distrital, os valores mínimos poderão variar entre 3 ºC em Bragança e os 15 ºC em Faro, já os máximos esperados poderão variar entre os 8 ºC na Guarda e os 18 ºC em Faro.

No entanto, a madrugada de quarta-feira, dia 26, espera-se mais fria, podendo mesmo ser uma das mais frias da próxima semana, segundo a mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF. Assim, o valor mais baixo esperado poderá ser de -3 ºC na Serra da Estrela e de até -1 ºC em alguns locais das regiões montanhosas do Norte, assim como no Nordeste Transmontano. As máximas esperadas para este dia poderão manter-se entre os 8 ºC na Guarda e os 17 ºC em Lisboa e Faro.
Contudo, e apesar destes valores de temperatura mínima, pelo menos nestes dois dias, não há previsão de neve, devido à ausência de precipitação. No entanto, e tendo em conta o elevado índice de humidade relativa do ar, espera-se a formação de geadas, especialmente nas regiões Norte e Centro, nas zonas mais abrigadas. Para além disto, são esperadas rajadas de vento até 40 km/h em vários locais de Norte a Sul, entre segunda e terça-feira, devendo as mesmas perderem força na quarta-feira.