A primeira parte da próxima semana será marcada pela chegada de uma depressão que poderá resultar em chuva, vento e agitação marítima. Conheça as áreas potencialmente mais afetadas!
A primeira parte da próxima semana será marcada pela chegada de uma depressão que poderá resultar em chuva, vento e agitação marítima. Conheça as áreas potencialmente mais afetadas!
A chuva regressa nas próximas horas, depois de um pequeno intervalo, mantendo a tendência dos últimos dias. Confira aqui a previsão!
A previsão precisa da radiação solar de curto prazo é essencial para a operação e o despacho estáveis dos sistemas de geração de energia fotovoltaica. Saiba mais aqui!
Portugal continental contará com precipitação em praticamente todos os dias da semana, mas entre terça e quinta-feira esperam-se períodos mais intensos. Confira aqui a previsão!
Depois de um início de outono bastante tímido, com as temperaturas a manterem-se elevadas e com ausência de precipitação, eis que o mesmo começa a dar sinais de que realmente se poderá instalar nos próximos dias em Portugal continental.Mais informação: Estará Portugal perante os últimos dias de calor de outubro? Saiba o que esperar do tempo até domingo, dia 19
Um novo estudo sobre os componentes químicos das rochas, fornece a evidência mais clara até à data de como os continentes da Terra se tornaram e permaneceram tão estáveis — e o ingrediente principal é o calor.
A chuva poderá regressar a partir de domingo, dia 19 de outubro, podendo até resultar em valores acima da média em algumas regiões do país. Confira aqui a previsão!
À medida que o planeta aquece, corre o risco de atravessar pontos de inflexão catastróficos: limiares onde os sistemas terrestres, como as camadas de gelo e as florestas tropicais, mudam irreversivelmente ao longo da vida humana.
O anticiclone continua a influenciar o estado de tempo em Portugal, resultando na persistência de temperaturas anormalmente elevadas e de dias secos e soalheiros.
Os Açores deverão contar com períodos de chuva forte e possibilidade de trovoada nas próximas horas, tendo levado o IPMA a emitir aviso amarelo de precipitação para todos os grupos.
Os investigadores conseguiram fornecer uma base biológica para o que estudos anteriores já tinham sugerido: que a criatividade contribui para um cérebro mais jovem. Saiba mais aqui!
Ainda que o tempo seco possa permanecer em Portugal continental, pelo menos, até sexta-feira, dia 17, os arquipélagos poderão contar com alguma instabilidade devido à passagem de frentes frias associadas a depressões.
Anomalias térmicas positivas diurnas e noturnas: o mote para os próximos dias em Portugal continental. As temperaturas mantêm-se elevadas em todo o país, sendo que mesmo nas horas noturnas os valores serão acima da média.
Portugal continental está a experimentar temperaturas máximas acima da média em boa parte do país. Esta tendência deverá permanecer, pelo menos, até dia 15 de outubro.Mais informações: Fim de semana pode marcar o fim de temperaturas elevadas, antevendo-se a chegada do verdadeiro outono na próxima semana
Pensava-se que o Mar Vermelho albergava ecossistemas resistentes ao aquecimento das águas, mas a onda de calor em 2023 provou o contrário.
Apesar de estabilidade atmosférica quase generalizada, poderão dar-se alguns episódios de chuva fraca e dispersa em alguns locais do país, nos próximos dias. As temperaturas manter-se-ão agradáveis.
Como temos vindo a avançar, uma depressão chegou hoje aos Açores, tendo o IPMA emitido aviso amarelo para os grupos Ocidental e Central, devido à precipitação, por vezes, forte. Confira aqui os detalhes!
A AEMET nomeou há poucas horas a primeira tempestade da temporada 2025/2026. Chama-se Alice e já deu lugar à emissão de vários avisos meteorológicos em Espanha. Afetará Portugal? Confira aqui a previsão!
Ainda que a Península Ibérica esteja sob influência de uma crista anticiclónica, Espanha poderá contar com episódios de chuva forte nos próximos dias. Chegarão a Portugal? Confira aqui a previsão!
Estas descobertas mostram de que forma a vida se adaptou antes da fotossíntese e remodelou o planeta, podendo também orientar a procura de vida noutros planetas. Saiba mais aqui!