Tempo em Portugal na próxima semana: frente fria traz chuva, antes do reforço do anticiclone; temperatura volta a descer

Uma frente ativa irá resultar na ocorrência de precipitação ao longo do dia de amanhã, 24. No entanto, é expectável que nas horas seguintes, esta instabilidade seja substituída pelo reforço do anticiclone, dando lugar a uma semana estável.

As próximas horas contarão com alguma chuva pontual em vários pontos do Norte e Centro, podendo intensificar-se amanhã, segunda-feira, logo a partir das primeiras horas da madrugada.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Os arquipélagos dos Açores e Madeira deverão contar com um estado de tempo mais estável, não havendo previsão de precipitação para o dia de hoje, domingo.

Em relação às temperaturas, denotou-se um aumento generalizado das mesmas, especialmente das mínimas. Quanto aos valores máximos, espera-se uma oscilação entre os 10 ºC em Bragança e Guarda e os 17 ºC em Santarém e Lisboa.

Amanhã, uma frente fria irá atravessar o país, de Norte para Sul

O período da manhã de segunda-feira, 24, poderá ser o mais chuvoso, especialmente no noroeste do país, onde se esperam ocorrências de chuva até pouco mais de 6 mm por hora. Ainda assim, espera-se que a chuva se mantenha persistente e moderada em boa parte do litoral Norte e Centro, podendo também chegar ao interior do território, ainda que com menos intensidade.

chuva prevista
Uma frente associada a uma depressão situada sobre as Ilhas Britânicas irá traduzir-se em chuva moderada, por vezes, forte, em Portugal Continental ao longo do dia de amanhã, segunda-feira.

Este episódio de instabilidade que também poderá resultar em rajadas de vento até 70 km/h, especialmente nas cotas mais elevadas do Norte e Centro, deverá começar a dissipar-se a partir das últimas horas do dia, dando lugar a um resto de semana seco e soalheiro, devido à influência do anticiclone dos Açores.

Em relação às temperaturas mínimas esperadas, estas deverão manter-se entre os 8 ºC na Guarda e os 17 ºC em Lisboa. Já as temperaturas máximas poderão variar entre os 11 ºC na Guarda e os 18 ºC em Lisboa.

A partir de terça-feira a influência do anticiclone irá dominar

Terça-feira amanhecerá com céu geralmente limpo, podendo contar com alguma nebulosidade no Norte do país, sendo que também não descartamos a possibilidade de ocorrência de chuva fraca e dispersa na mesma zona, próxima à fronteira com Espanha.

Para além disto, espera-se uma diminuição das temperaturas, onde as mínimas esperadas poderão variar entre os 2 ºC na Guarda e os 15 ºC em Lisboa. A Serra da Estrela poderá voltar a registar valores negativos, na ordem dos -2 ºC. Já as máximas poderão manter-se entre os 8 ºC na Guarda e os 18 ºC em Lisboa, denotando-se uma diminuição mais expressiva no Norte e Centro.

anomalia térmica
A partir de terça-feira os valores de temperatura voltam a diminuir, trazendo de volta as anomalias maioritariamente negativas ou nulas.

Na quarta-feira espera-se uma nova descida das temperaturas mínimas, onde os termómetros deverão registar 1 ºC na Guarda, seguido de 2 ºC em Bragança e Viseu, e 13 ºC em Lisboa, mantendo-se a capital como uma das cidades mais quentes dos próximos dias. Nessa madrugada, algumas zonas do Nordeste Transmontano e regiões montanhosas do Norte poderão registar -1 ºC e a Serra da Estrela poderá contar com -3 ºC. Em relação às máximas, estas deverão manter-se entre os 8 ºC na Guarda e os 17 ºC em Lisboa.

Ainda para este dia não se observa a possibilidade de chuva, esperando-se um dia seco e soalheiro, podendo haver alguma nebulosidade de Norte a Sul.

Na quinta-feira as temperaturas mínimas manter-se-ão baixas, ainda que na zona da Serra da Estrela se registem entre 0 ºC a 1 ºC. No entanto, no Nordeste Transmontano, esperam-se valores até -1 ºC, principalmente na zona de Miranda do Douro, podendo esta ser a região mais fria do país, nessa madrugada. Guarda e Bragança contarão com mínima de 1 ºC e Faro poderá registar o valor mais elevado, de 10 ºC. Todas os distritos deverão registar valores inferiores a este último e no Norte, a cidade mais "quente" poderá ser Viana do Castelo, com 8 ºC. Este dia poderá contar com algumas nuvens altas, esperando-se um dia seco e soalheiro.

Na sexta-feira, espera-se um aumento da nebulosidade a partir das últimas horas da manhã, podendo a mesma cobrir todo o país até ao final do dia, ou início da madrugada de sábado, no entanto, não há previsão de chuva para este dia. Em relação às temperaturas, esperam-se valores semelhantes aos de quinta-feira, tanto nas mínimas como nas máximas, esperando-se que o Nordeste Transmontano seja a região mais fria do país nesse dia.