Especialista Joana Campos revela qual será o dia mais chuvoso desta semana em Portugal: "mais de 65 mm acumulados"

A chuva regressou ao continente ainda nas últimas horas de domingo, tendo persistido durante a madrugada e manhã de segunda-feira. Confira a previsão para o resto da semana!
A semana arrancou com chuva no litoral Norte e Centro, sendo que a mesma deverá manter-se ao longo do dia, com menor expressão.
Para amanhã, terça-feira, espera-se o regresso momentâneo da chuva ao noroeste do país nas primeiras horas da manhã, podendo também incidir de forma fraca em alguns locais do Centro e Sul do continente.
IPMA emite avisos meteorológicos para o continente e ilhas
No entanto, a partir das últimas horas do dia, uma frente fria, associada à tempestade Claudia, nomeada pela AEMET, poderá afetar o país, resultando em períodos de chuva moderada a forte também no noroeste, sendo que o IPMA emitiu aviso amarelo de chuva para Viana do Castelo e Braga, em vigor a partir das 18h.

Na quarta-feira, para além de Viana do Castelo e Braga, também o Porto estará sob aviso amarelo de precipitação, entre as 6h e as 17h. Neste dia espera-se chuva moderada a forte e persistente na maior parte das regiões Norte e Centro, especialmente no litoral. Esperam-se acumulações superiores a 65 mm no distrito de Viana do Castelo.
Para além dos avisos de chuva, também estão em vigor, desde as 13:16h de hoje, avisos amarelos devido à agitação marítima, que deverão manter-se até às 15h de quarta-feira, dia 12. Os distritos sob este aviso são Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.
Arquipélagos sob aviso amarelo e laranja de chuva, vento e agitação marítima
O Grupo Ocidental dos Açores estará sob aviso amarelo de precipitação a partir das 15h de hoje e os restantes grupos a partir das 18h. O Grupo Ocidental contará com aviso amarelo de vento também para o dia de hoje, entre 12h e as 21h, e com aviso amarelo de agitação marítima, entre as 12h de amanhã e as 12h do dia 12.
Instabilidade deverá persistir até ao fim de semana
Esta instabilidade deverá permanecer durante a madrugada de quinta-feira, esperando-se que, com o passar das horas, a chuva possa cobrir todo o território, afetando também a região Sul, especialmente o Barlavento Algarvio e a costa alentejana.
Na sexta-feira é esperada uma continuação da chuva, ainda que com menos intensidade. Contudo, é expectável que a mesma possa abranger toda a geografia continental.