Confirmada mais uma ondulação da corrente de jato polar entre os dias 24 e 28: mais vento, chuva e frio em Portugal

Entre os dias 24 e 28 esperam-se dias com chuva, vento e com nova descida das temperaturas. Confira aqui a previsão!
A próxima segunda-feira, dia 24, deverá iniciar-se chuvosa, com maior expressão no litoral Norte e Centro, ainda que a chuva possa abranger o resto do país com o passar das horas, especialmente nas primeiras horas da tarde. A região minhota deverá contar com a maior quantidade de chuva, acumulando mais de 40 mm até às últimas horas do dia.
O vento também deverá ganhar velocidade, entre as primeiras horas da manhã e as primeiras da tarde, podendo as rajadas chegarem aos 70 km/h nas regiões montanhosas do Norte e do Centro e junto ao litoral Centro. Já as temperaturas máximas poderão variar entre os 11 ºC em Portalegre e os 18 ºC em Lisboa.
A chuva não deverá regressar tão cedo e o vento deverá manter-se fraco a moderado
Depois de uma segunda-feira com chuva em boa parte da nossa geografia continental, é esperado que a mesma se comece a dissipar a partir das últimas horas do dia e primeiras da madrugada de terça-feira, dando lugar a uma semana seca e soalheira. A ondulação do jato polar deverá manter as depressões afastadas do nosso território, fazendo com que sejamos influenciados pelo anticiclone em boa parte da semana, como podemos observar abaixo.

No entanto, os nossos mapas mostram um possível regresso da chuva no fim de semana seguinte, correspondente ao último fim de semana do mês de novembro. No entanto, esta possibilidade poderá alterar-se, tendo em conta a distância temporal.
Quanto ao vento, este poderá ser mais intenso no início da semana, como mencionamos acima, no entanto, é expectável que durante o dia e ao longo da semana, a velocidade sustentada possa manter-se entre os 10 e os 25 km/h, em média. É esperado que as velocidades mais elevadas sejam atingidas nas terras altas da região Centro.
As temperaturas poderão diminuir nos dias seguintes
Entre segunda e terça-feira as temperaturas mínimas poderão diminuir de forma acentuada. A título de exemplo, a Serra da Estrela, na segunda-feira poderá contar com 2 ºC de mínima, enquanto na terça-feira, o mesmo local poderá registar -4 ºC, contando com menos 6 ºC entre um dia e outro.

Os distritos do interior Norte e Centro deverão contar com os valores mais baixos, ainda que mesmo na faixa litoral distritos como Braga e Porto possam registar valores de 4 ºC e 8 ºC, respetivamente. Viseu e Guarda poderão registar os valores mais baixos, com 3 ºC e 1 ºC, respetivamente.
Os nossos mapas mostram uma tendência de descida dos valores de temperatura, pelo menos até ao dia 28, sexta-feira, que poderá ser um dos dias mais frios da semana, especialmente nos distritos do interior Norte e Centro, caso a atual previsão se concretize.