A que horas vai chover na cidade de Aveiro esta sexta-feira?

O Dia das Bruxas ficará marcado pela chuva, resultante da chegada de uma frente fria. Esta deverá persistir ao longo de todo o dia e na madrugada seguinte. O IPMA já elevou alguns distritos a aviso laranja.

      O dia de hoje ficará marcado pela chegada de uma frente fria, esperada para as últimas horas do dia. Esta irá resultar em períodos de chuva forte, especialmente durante a madrugada e na faixa litoral Norte e Centro.

      Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

      O IPMA elevou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria a aviso laranja de precipitação. Este entrará em vigor a partir da meia-noite do dia 31 na maioria dos distritos listados, à exceção de Bragança, Guarda e Leiria, cujo aviso entra em vigor às 3h do mesmo dia.

      O mesmo permanecerá em vigor até à meia-noite do dia 1 de novembro, à exceção de Viana do Castelo e Braga, cujo aviso será levantado às 6h do dia 31, passando a amarelo, em vigor até à meia-noite de sábado, dia 1.

      Ainda que o dia de hoje conte com alguma chuva, sexta-feira contará com maior abundância

      Antes da chegada da frente fria, poderemos registar ocorrência de chuva fraca a moderada em alguns pontos do Norte e Centro, a oeste da Barreira de Condensação, durante a tarde. No entanto, nas últimas horas do dia, é expectável que a chuva se intensifique no noroeste do país, com tendência a alastrar-se.

      chuva prevista
      A cidade de Aveiro será das primeiras a registar chuva intensa na próxima madrugada.

      O distrito de Viana do Castelo poderá ser o primeiro afetado pelos períodos de chuva forte, sendo que depressa os mesmos afetarão os distritos adjacentes, como Braga, Porto, Aveiro e Vila Real.

      (...) a cidade de Aveiro poderá registar uma maior intensidade de chuva, a partir da 1h da manhã, ainda que entre as 3h e as 4h esta chuva possa ser mais expressiva (...).

      Ainda assim, a cidade de Aveiro poderá registar uma maior intensidade de chuva, a partir da 1h da manhã, ainda que entre as 3h e as 4h esta chuva possa ser mais expressiva, com valores próximos a 10 mm por hora, podendo ultrapassar os 12 mm noutros locais do distrito, como São João da Madeira ou Oliveira de Azeméis. É importante lembrar que o intervalo horário pode variar, mas tudo aponta para que este período da madrugada seja o mais crítico, pelo menos no litoral.

      Ao final do dia de sexta-feira, esperam-se acumulações superiores a 100 mm

      Com a influência desta frente fria e com a chuva a persistir durante boa parte do dia, a acumulação de precipitação poderá ultrapassar os 100 mm em vários locais do norte do distrito de Aveiro. A região da Serra da Estrela também poderá ultrapassar os 90 mm de acumulação de chuva ao longo do dia.

      Estes valores de acumulação ainda poderão ser mais elevados na reta final do dia seguinte, sábado, dia 1 de novembro. Neste dia, a chuva também poderá ser forte em vários pontos do Norte e Centro do país ao longo da madrugada e durante o dia, esperando-se que a mesma se comece a dissipar, apenas, nas últimas horas do mesmo.