Amanhã, dia 9 de novembro, poderemos contar com temperaturas mínimas próximas de 0 ºC: saiba em que regiões!

Este sábado, dia 8, amanheceu com algumas abertas, adivinhando-se um dia sem chuva. Esta tendência poderá manter-se em boa parte do dia de amanhã, 9, ainda que se espere uma diminuição generalizada das temperaturas.

Os últimos dias trouxeram chuva e uma descida generalizada das temperaturas. No entanto, este fim de semana arrancou com uma maior estabilidade atmosférica, adivinhando-se um sábado mais seco, assim como uma boa parte de domingo a seguir esta tendência.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Desta forma, o dia de hoje (8) contará com sol e ausência de precipitação, ainda que os valores máximos de temperatura devam permanecer entre os 12 ºC na Guarda e os 22 ºC em Lisboa. As noites já se sentem mais frias, sendo que, especialmente no Nordeste Transmontano e Beira Interior, os valores possam diminuir para os 6 ºC e os 5 ºC, respetivamente, nas últimas horas do dia.

altura máxima de onda
Todos os distritos do litoral estarão sob aviso amarelo de agitação marítima ao longo das próximas horas, segundo o IPMA.

Para além disto, o mar encontra-se agitado. O IPMA emitiu aviso amarelo de agitação marítima para os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo, em vigor a partir das 12h até à meia-noite de amanhã, dia 9. Os distritos de Beja, Faro e Setúbal encontrar-se-ão sob o mesmo aviso a partir das 15h, também até à próxima meia-noite.

Domingo trará de volta a chuva, mas antes as temperaturas diminuem

A madrugada de domingo deverá arrancar com céu praticamente limpo, no entanto, espera-se a formação de nuvens nas horas seguintes, de Norte para Sul. Nas primeiras horas da manhã não se descarta a possibilidade de chuva fraca no noroeste do país, ainda que a mesma possa ser de passagem rápida.

No entanto, é esperado que ao longo da tarde a chuva possa regressar não só ao noroeste, como a outras zonas do Norte e Centro, podendo, inclusive, intensificar-se em regiões como o noroeste e Beira Litoral.

temperatura do ar à superfície
Para as regiões montanhosas do Norte e Centro esperam-se valores de temperatura mínima entre 1 a 2 ºC, na madrugada de domingo.

Antes do regresso da chuva, ainda durante a madrugada de domingo, poderemos esperar uma descida generalizada dos valores de temperatura, onde a maior parte da nossa geografia continental deverá contar com valores mínimos abaixo dos 9 ºC. As exceções são o litoral algarvio, onde Faro deverá registar mínima de 13 ºC, e a faixa entre o litoral alentejano e o litoral oeste, onde se esperam valores mínimos de 14 ºC em Sines e Peniche.

Regiões montanhosas do Norte e Centro com os termómetros perto dos 0 ºC

Como podemos observar no mapa acima, as cotas mais elevadas do Norte e Centro deverão ser as mais frias, como é habitual nesta altura do ano, onde em ambos os locais se podem esperar valores de cerca de 1 ou 2 ºC de mínima, não se descartando a possibilidade de o ponto mais alto da Serra da Estrela alcançar 0 ºC.

A Beira Interior e o Nordeste Transmontano poderão contar com valores mínimos de cerca de 3 ºC. Já a faixa litoral entre Aveiro e Leiria deverá contar com os valores mais baixos do litoral em geral. Sendo esperados entre 7 a 8 ºC de temperatura mínima. Segundo a mais recente atualização do ECMWF, na madrugada de segunda-feira, as mínimas deverão aumentar.