Até ao fim de novembro haverá mudanças no tempo em Portugal: temperaturas sobem e poderá chover nestas regiões

A mais recente atualização dos nossos mapas mostram algumas diferenças entre as duas últimas semanas deste mês de novembro. As temperaturas poderão voltar a aumentar e a chuva poderá regressar, mas não a todo o lado.

outono
Ainda que a próxima semana aponte para uma anomalia de precipitação mais positiva que esta, é expectável que a chuva se mantenha abaixo da média em boa parte do país.

Depois de uma semana de chuva intensa, devido à depressão Claudia, iniciamos esta com bastante sol e ausência de precipitação. Será para manter? Acompanhe-nos nesta previsão.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

A curto prazo, espera-se uma manutenção dos dias secos e soalheiros, ainda que as temperaturas se mantenham baixas, devido à influência de uma massa de ar polar. No entanto, esperam-se algumas diferenças deste padrão para a próxima semana.

Até ao dia 24 de novembro esperam-se anomalias negativas de precipitação e de temperatura

Depois da tempestade veio a bonança. Tal como mencionamos acima, esta semana arrancou soalheira e geralmente seca, devendo manter-se assim, pelo menos, até ao próximo fim de semana.

Desta forma, os nossos mapas mostram valores anómalos negativos, face à precipitação, indicando que choverá até 30% menos do que o habitual, especialmente na região Sul e nos grupos Ocidental e Central dos Açores. No Sul, há uma exceção para uma parte da costa algarvia, onde a precipitação poderá ser ainda mais escassa. Esta escassez deverá ser semelhante à do resto do território, que mostra uma anomalia negativa de até 50%. O Grupo Oriental dos Açores deverá apresentar valores normais e a Madeira poderá registar uma anomalia até 10%.

anomalia de precipitação
Esta semana, até ao dia 24 de novembro, contará com valores de chuva abaixo da média em todo o continente e nos grupos Ocidental e Central dos Açores.

Em relação à temperatura, o cenário é o mesmo. Anomalias negativas em quase todo o país, indicando valores térmicos até 1 ºC abaixo do normal para a época em questão. O arquipélago dos Açores mostra uma anomalia positiva até 1 ºC em todos os grupos de ilhas, para o mesmo período de tempo.

Entre os dias 24 de novembro e 1 de dezembro as condições atmosféricas poderão ser outras

Já os últimos dias desta semana, 22 e 23 (sábado e domingo), poderão trazer algumas diferenças no estado de tempo, como a chuva e o aumento das temperaturas, especialmente a partir de domingo.

Os nossos mapas de anomalia apontam para uma inversão das anomalias térmicas, passando de uma semana com valores negativos para uma semana de valores positivos, como podemos observar abaixo. A região Norte e uma parte da região Centro, assim como uma parte dos grupos Central e Oriental dos Açores apresentam anomalias de temperatura até 3 ºC acima da média. O restante território aponta para uma anomalia até 1 ºC acima do normal.

anomalia térmica
É esperado que na próxima semana as anomalias térmicas se invertam, dando origem a valores positivos na maior parte da nossa geografia.

Em relação à precipitação, é esperado que boa parte do território continental, assim como o arquipélago da Madeira se mantenham com uma anomalia negativa até 30% de chuva abaixo da média. No entanto, uma parte da região Norte, especialmente a faixa a oeste da Barreira de Condensação, assim como o Grupo Central dos Açores, apresentam valores dentro do expectável para a época, coincidindo com a chuva esperada para a reta final desta semana e início da próxima.