Madeira sob aviso amarelo e laranja devido à depressão Claudia: espera-se chuva forte, vento e agitação marítima

O IPMA emitiu uma série de avisos para todas as regiões da Madeira. A Costa Sul e as Regiões Montanhosas estarão sob aviso laranja a partir das 3h do dia 12.
A depressão Claudia irá começar a afetar o estado de tempo em Portugal a partir das próximas horas. Tanto o continente como as ilhas deverão sentir os efeitos que passarão por chuva, vento e agitação marítima.
É possível observar o rio atmosférico associado a esta depressão que deverá resultar em chuva, por vezes, forte, em diversos pontos do país.
O IPMA cobriu o continente e o arquipélago da Madeira de avisos meteorológicos em relação aos três fatores acima mencionados. O Grupo Ocidental dos Açores também se encontra sob aviso amarelo devido à agitação marítima, até às 12h de amanhã.
A frente associada à depressão Claudia irá atravessar o arquipélago da Madeira
A partir das últimas horas da tarde a chuva deverá começar a cair, ainda que de forma pouco expressiva, na ilha da Madeira. No entanto, poderá ser a partir das primeiras horas da madrugada que a chuva se intensificará, podendo resultar numa ocorrência de mais de 11 mm por hora, especialmente na Costa Sul. Esta região, assim como as Regiões Montanhosas encontrar-se-ão sob aviso laraja de precipitação entre as 3h e as 9h de amanhã, dia 12.

A partir das 18h de hoje todas as regiões se encontram sob aviso amarelo de precipitação. Na Costa Norte e Porto Santo este aviso vigorará até às 9h de amanhã e voltará a estar em vigor para as quatro regiões entre as 18h de amanhã e as 9h do dia 13.
As últimas horas de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira poderão ser bastante chuvosas, principalmente na ilha da Madeira, não se descartando a possibilidade de trovoada, especialmente no mar, junto à costa. Até ao final do dia de quinta-feira, dia 13, esperam-se acumulados superiores a 100 mm entre a Ponta do Sol e a Ponta do Pargo.
O vento poderá aumentar de velocidade e o mar deverá tornar-se mais agitado
A partir das 21h de amanhã e até às 9h do dia 13, estará em vigor aviso amarelo devido ao vento, também para todo o arquipélago, cujas rajadas poderão ultrapassar os 75 km/h. A Costa Norte poderá registar as rajadas mais intensas, seguida das Regiões Montanhosas e os períodos mais críticos, à semelhança do que deverá acontecer com a chuva, deverão ser as madrugadas dos dias 12 e 13.

Em relação à agitação marítima, a Costa Norte, Costa Sul e Porto Santo encontrar-se-ão sob aviso amarelo entre as 6h do dia 13 até às 6h do dia 14. Este aviso alerta para ondas de Oeste/Noroeste com 4 a 4,5 metros. A altura máxima esperada das ondas, segundo o nosso modelo de confiança ECMWF, para o dia 13, poderá chegar aos 7 metros, especialmente na Costa Sul.