O que vem depois da frente fria: Portugal poderá ficar sem chuva até 4 dias

A última semana de novembro será geralmente seca e soalheira, apesar de estar a contar com um início chuvoso. Acompanhe aqui a previsão!

A última semana de novembro arrancou chuvosa e poderá contar com alguns períodos de chuva forte nas próximas horas no Norte e Centro. O Sul também poderá contar com alguma chuva fraca a moderada nas últimas horas do dia, ainda que não deva ser tão significativa como nas outras regiões.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Ainda assim, é expectável que a partir das primeiras horas da madrugada de amanhã, terça-feira, esta instabilidade se dissipe, dando lugar a uma semana estável, com dias secos e soalheiros.

O sol regressa e o frio também

Contudo, e apesar desta melhoria no estado de tempo, espera-se uma nova descida dos valores de temperatura mínima, especialmente no Norte e Centro do país, ainda que deva afetar também o interior da região Sul. As temperaturas máximas poderão oscilar, mas segundo a mais recente atualização do ECMWF, a tarde de terça-feira poderá ser a mais fria, nas regiões Norte e Centro, sendo que há uma possibilidade de subida ligeira nos dias seguintes. A região Sul poderá registar uma descida destes valores nos dias seguintes.

temperatura à superfície; anticiclone
As temperaturas mínimas que começam a descer já na próxima madrugada (terça-feira), deverão manter-se baixas, sem grandes oscilações, até sexta-feira, dia 28 de novembro.

Esta descida das temperaturas mínimas poderá intensificar-se e abranger mais locais, à medida que os dias passam. A faixa interior, de Norte a Sul, poderá registar os valores mais baixos nos próximos dias, desde 1 ºC em Bragança a 6 ºC em Beja. Quanto ao litoral, esperam-se valores entre os 4 ºC em Aveiro e os 11 ºC em Lisboa e Faro.

Como é habitual, a Serra da Estrela poderá ser a zona mais fria do país, a poder registar até -3 ºC nas madrugadas de terça e quarta-feira. O Nordeste Transmontano e as regiões montanhosas do Norte também poderão registar valores próximos dos 0 ºC ao longo da semana.

Para o fim de semana adivinha-se nova mudança no estado de tempo

No entanto, a partir da madrugada de sábado os valores poderão subir. Esperam-se mínimas entre os 2 ºC em Bragança e os 13 ºC em Lisboa. As máximas poderão oscilar entre os 10 ºC na Guarda e os 18 ºC em Lisboa e Faro.

Ainda para este dia, espera-se o regresso da nebulosidade e da chuva, ainda que esta possa sentir-se mais ao final do dia, essencialmente no Norte do país, devido à aproximação de uma nova frente fria que deverá afetar mais os países vizinhos.