
As nuvens criadas pelos excrementos dos pinguins podem estar a ajudar a proteger os animais dos efeitos das alterações climáticas. Entenda tudo aqui!
As nuvens criadas pelos excrementos dos pinguins podem estar a ajudar a proteger os animais dos efeitos das alterações climáticas. Entenda tudo aqui!
As cinzas das erupções vulcânicas podem alterar o conteúdo de gelo nas nuvens, influenciando a forma como a Terra lida com a radiação. Saiba mais aqui!
Como temos vindo a anunciar, os termómetros voltam a subir esta semana, podendo chegar aos 40 ºC no Sul do país. As poeiras do Saara também podem regressar dentro de alguns dias.Mais informação: Na próxima semana uma grande crista 'abraçará' Portugal e Alfredo Graça avisa: "estão à vista temperaturas caniculares!"
O planeta Júpiter desempenhou um papel vital na evolução do Sistema Solar, de acordo com os nossos modelos atuais. Saiba mais aqui!
Pela primeira vez, os cientistas da NASA confirmaram a presença de gelo de água cristalina num sistema planetário para além do nosso, graças às observações do Telescópio Espacial James Webb.
O anticiclone dos Açores irá continuar a influenciar o estado de tempo em Portugal continental, trazendo uma semana soalheira, seca e com temperaturas típicas de verão. Saiba em que zonas!
A descoberta das pegadas de um amniote (um antepassado dos répteis) com 356 milhões de anos, fossilizadas numa rocha, mostra que a origem e evolução destes vertebrados foi mais precoce do que se esperava.
Depois de alguns altos e baixos quanto à instabilidade atmosférica, é expectável que esta semana seja sobretudo seca e soalheira, podendo contar com um aumento das temperaturas, especialmente no Sul de Portugal. Saiba a previsão completa!Mais informação: Tempo em Portugal na próxima semana: começa com chuva, mas o anticiclone reafirma-se e a estabilidade ganha força
Apesar da semana se iniciar com alguma chuva, depressa o anticiclone se irá afirmar e trazer de volta a estabilidade atmosférica e um novo aumento das temperaturas.
O dia de hoje, sábado, brinda-nos com sol, alguma nebulosidade e um calor que há muito não sentíamos. Mas dos 30ºC, depressa voltaremos aos 20ºC e à chuva. Confira a previsão!
A estabilidade parece estar de volta a Portugal continental, ainda que seja "sol de pouca dura". Nos próximos dias as temperaturas sobem até aos 30 ºC, mas voltarão a diminuir. Saiba mais aqui!
O modo meridional do Pacífico (PMM) caracteriza as interações ar-mar no Pacífico Norte subtropical e tropical oriental. No entanto, a sua influência na variabilidade da precipitação no Havai continua a ser desconhecida.
Depois de uns últimos dias chuvosos, com trovoada e granizo em vários pontos das regiões Norte e Centro, eis que esta semana o tempo começa com o mesmo mote, sendo esperado o regresso da trovoada já amanhã.Mais informação: Há data para o regresso do calor e tempo estável a Portugal? Saiba o que revelam os mapas da Meteored
O resultado de uma investigação, publicado na revista Nature, desafia a anterior compreensão da biomusicalidade nos animais. Saiba mais aqui!
Atualmente, mais de metade da população mundial vive em cidades e prevê-se que esta percentagem aumente para quase 70% até 2050.
A instabilidade que se instala em Portugal continental a partir de hoje deverá permanecer até sábado, sendo expectável um arranque de semana seco e soalheiro. Saiba mais aqui!
Um novo elétrodo semelhante a um fio de cabelo torna a monitorização por eletroencefalografia (EEG) de alta qualidade e a longo prazo menos incómoda e discreta.
Apesar desta segunda-feira amanhecer cinzenta em boa parte do país, e ainda com alguma chuva fraca dispersa, há uma tendência para a estabilidade atmosférica durante boa parte da semana para o continente.Mais informação: Modelo europeu prevê uma primeira quinzena de maio "atribulada": saiba o que esperar da chuva e trovoada em Portugal
Depois de dias chuvosos, com trovoada e até com fenómenos como tornados e trombas de água, a próxima semana inicia-se mais calma, do ponto de vista atmosférico. Assim será até à chegada de uma nova depressão.
Neste momento, segundo o IPMA, 14 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada previstas para o dia de hoje, sábado. Confira aqui como estará o tempo nos próximos dias!