Os jovens agricultores - com idades entre os 18 e os 40 anos - em regime de exclusividade terão acesso a 50 mil euros de prémio à instalação. Aqueles que se encontrem localizados em zonas vulneráveis podem receber até 55 mil euros.
Teresa Silveira
Jornalista - 88 artigosTeresa Silveira tem um bacharelato em Línguas e Secretariado pelo ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, uma pós-graduação em Direito do Trabalho pela Universidade Católica do Porto (UCP) e um MBA pelo ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão.
É jornalista profissional há mais de 25 anos (C.P. 3770). Começou a escrever no jornal da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Amarante no final do 9o ano e nunca mais parou de fazer jornalismo: no Jornal da Terra (Amarante), no jornal A Página da Educação (Porto), no jornal Vida Económica, na revista Vida Judiciária e no jornal Público. Também colaborou com o Jornal de Negócios.
No Público, escreve desde 2020 sobre agricultura, agroalimentar, florestas, pescas e economia do mar. Desde 2000 colabora com o Vida Económica, no qual criou, em 2015, o suplemento AgroVida, dedicado ao setor agrícola e agroalimentar. Em 2019 iniciou uma parceria mensal do AgroVida com o programa Portugal em Direto, da rádio Antena 1. Pontualmente, comenta temas de agricultura na SIC-Notícias.
Artigos de Teresa Silveira
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) emitiu novo comunicado, recomendando que as aves de capoeira e em cativeiro permaneçam confinadas, para evitar o contacto com aves selvagens e a propagação da Gripe das Aves.
A iniciativa “Desperdício Zero, Impacto Duplo”, que resulta de uma parceria entre a ERP Portugal, a Orima e a Refood, foi prolongada até 17 de janeiro. Há mais de 35 pontos de recolha de pilhas e lâmpadas usadas em todo o país.
A linha de crédito Agri Portugal vai ser reforçada em 15 milhões de euros, anunciou o Ministério da Agricultura. A Confederação dos Agricultores (CAP) exige pagamento de juros quando há atrasos nos apoios da PAC.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária alertou para um foco de infeção por vírus da Gripe Aviária numa exploração de galinhas poedeiras em Sintra. Por sua vez, a doença da Língua Azul já infetou 118.607 ovinos em Portugal.
O TalentA, uma iniciativa da Corteva Agriscience e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que apoia o empreendedorismo das mulheres nas zonas rurais, está na reta final. As candidaturas terminam a 31 de janeiro.
No Douro, apesar de terem ficado 237 parcelas e 117,4 hectares de vinha por vindimar, a produção aumentou 5% em 2024/2025. No Algarve e Beira Interior, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) diz que a produção de vinho subiu 20%.
A Galp recebeu três reatores para a sua nova unidade de biocombustíveis avançados em Sines. A partir de 2026, óleos vegetais e gorduras animais vão gerar combustíveis “verdes” para a aviação e gasóleo de origem biológica.
O INE publicou as Estatísticas do Ambiente 2023, onde sintetiza várias temáticas ligadas à população e atividades humanas, ar e clima, água, solo, biodiversidade e paisagem, resíduos, energia, transporte, economia e finanças do ambiente.
A população total empregada em Portugal está calculada em 5140,9 mil pessoas. Os que trabalham na agricultura, pecuária, caça, silvicultura e pesca representam 2,9%, diz o INE. Desde 2011, o setor primário perdeu cerca de 43 mil empregos.
A União Europeia perde todos os anos cerca de mil milhões de toneladas de solo devido à erosão. O último relatório "O estado dos solos na Europa" revela que pelo menos 61% do solo europeu apresenta sinais preocupantes de degradação.
A Confederação Europeia de Produtores de Milho está preocupada com a disparidade de regras na produção de milho entre os 27 Estados-membros da UE e os quatros países do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
De 2018 a 2023, a área de amendoal em Portugal cresceu 85%, passando de 38 675 hectares para 71 689 hectares, sobretudo no Alentejo e Trás-os-Montes. E a produção triplicou, passando de 17 119 toneladas para 51 953 toneladas.
Plástico, metal, vidro, madeira, borracha, têxteis e papel são os tipos de lixo mais comuns nos oceanos. O Plano de Ação Nacional para o Lixo Marinho 2024-2028 quer combater este flagelo e promover boas práticas entre cidadãos e empresas.
A pesca de bacalhau na costa atlântica do Canadá permite a Portugal mitigar a quebra de capturas permitida no arquipélago de Svalbard (Noruega), que caiu 26%. A quota nacional de bacalhau sobre para as 6318 toneladas em 2025.
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) participou na última reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA). Diz que há “uma nebulosa” nos custos dos alimentos, do produtor ao consumidor.
O INE acaba de divulgar a estimativa das contas económicas da agricultura para 2024 e os resultados do Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas. A superfície agrícola caiu 2,6% face a 2019, mas a produtividade aumentou.
A campanha agrícola do tomate para transformação vai de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Portugal tem oito grandes empresas industriais autorizadas a operar neste mercado. Este ano, a produção está estimada em 1 640 781 toneladas.
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto revelou esta semana que, dos 250 mil hectares que integram a Região Demarcada do Douro, houve 237 parcelas e 117,4 hectares de vinha (0,29%) não vindimados este ano.
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) reúne 7 produtores, 7 restaurantes de Évora e o chef André Cabrita para celebrar os novos azeites de 2024/2025. O Festival do Azeite Novo é já no próximo fim de semana.