O tempo em Portugal continental tem sido estável, seco, soalheiro e com calor fora de época. Porém, este cenário meteorológico poderá mudar a partir do próximo domingo, 19 de outubro, com um possível regresso da chuva.
O tempo em Portugal continental tem sido estável, seco, soalheiro e com calor fora de época. Porém, este cenário meteorológico poderá mudar a partir do próximo domingo, 19 de outubro, com um possível regresso da chuva.
Com o início dos dias mais frios em algumas partes do mundo, é provável que comece a fechar as janelas. Mas ao fazermos isso, estamos também a prender o pó, os alergénios e outras impurezas transportadas pelo ar connosco.
Geoquímicos do MIT descobriram novas provas em rochas muito antigas que sugerem que alguns dos primeiros animais da Terra eram provavelmente antepassados da esponja marinha moderna.
Astrónomos identificaram enorme “surto de crescimento” num planeta errante. Novas observações revelam que este planeta errante está a consumir gás e poeira do seu ambiente ao ritmo de seis mil milhões de toneladas por segundo. Saiba porquê, aqui!
Em 2020, o incêndio de Creek, na Califórnia, tornou-se tão intenso que gerou a sua própria trovoada, um fenómeno designado por nuvem pirocumulonimbus. Durante anos, os cientistas esforçaram-se por reproduzir nos modelos climáticos estas tempestades explosivas geradas pelo fogo. Agora, um novo estudo conseguiu finalmente simulá-las com sucesso.
As condições meteorológicas da próxima semana serão predominantemente marcadas pela estabilidade atmosférica, Sol e ausência de precipitação em Portugal. Porém, há uma região que registará chuva abundante. Saiba qual e quando.
Após um sábado (4) mais fresco, nublado e com chuvisco fraco nalgumas regiões, Portugal continental registará uma subida das temperaturas no domingo, 5 de outubro. Saiba as regiões e localidades mais quentes!
Nestes próximos dias a corrente de jato polar vai fortalecer-se no Atlântico Norte, onde circularão depressões bastante cavadas nas latitudes altas. Analisamos porque é que isto impedirá a chegada de ar polar ou ártico a Portugal no curto e médio prazo.
Esta descoberta veio reacender o entusiasmo pela física solar, na medida em que torna os modelos mais relacionáveis com o modo como o Sol funciona na realidade.
Nos próximos dias em Portugal espera-se o estabelecimento de uma situação de NAO+: analisamos o que é e os efeitos que terá no nosso país.Mais informação: Esta sexta-feira haverá ciclogénese explosiva nas Ilhas Britânicas: consulte as consequências da depressão em Portugal
O tempo anticiclónico prevalecerá nos próximos dias, mas no sábado (4) uma frente associada a uma depressão muito cavada que terá impacto nas Ilhas Britânicas gerará vento forte, descida das temperaturas e possibilidade de chuva fraca em Portugal continental.
Nova missão espacial da NASA foi concebida para monitorizar a camada superior da atmosfera da Terra e procurar o “halo” que é visível somente na luz ultravioleta, algo conhecido como geocorona. Isto ajudará os cientistas a restringir a procura de exoplanetas potencialmente habitáveis.
Fica para trás um mês de setembro marcado pela chegada do ex-furacão Gabrielle, mas sem grandes episódios de chuva em Portugal. O modelo Europeu antecipa uma possível mudança radical da situação meteorológica em outubro.
Após afetar o arquipélago dos Açores, o agora ex-furacão Gabrielle dirige-se vertiginosamente para leste, rumo à Península Ibérica. Entre sábado (27) e domingo (28) produzirá um temporal de chuva, vento e mar em Portugal continental. Eis as zonas mais afetadas!
Um ambicioso plano rodoviário foi posto em marcha pela Noruega. Isto permitirá aos condutores atravessar o país em menos tempo. Saiba todos os detalhes aqui!
A partir da meia-noite de sexta-feira, 26 de setembro, prevê-se o início da fase mais crítica da passagem do furacão Gabrielle pelo arquipélago dos Açores. Saiba aqui os efeitos previstos e as ilhas mais afetadas.
O furacão Gabrielle atingiu a categoria 4 nas últimas horas, após um cavamento muito rápido. Agora, prevê-se que se desloque para leste em direção aos Açores e talvez para Portugal continental, já na condição de tempestade extratropical.
Depois de atingir o arquipélago dos Açores na reta final desta semana enquanto furacão de categoria 1, Gabrielle poderá chegar a Portugal continental na condição de tempestade, provocando chuva, vento e agitação marítima.
O modelo Europeu revelou na sua última atualização que é cada vez mais provável o furacão Gabrielle passar pelo arquipélago dos Açores, ou pelo menos nas suas imediações, deixando chuva forte, rajadas até 160 km/h e ondulação marítima perigosa.
Amanhã, segunda-feira, 22 de setembro, ocorrerá o equinócio do outono e daremos as boas-vindas a uma nova estação. Saiba o que é este fenómeno, a sua simbologia cultural e até quando irá durar o outono.