
A Terra possui várias massas de ar, correntes de vento e marinhas e está em constante movimento. Afinal, qual é a relação entre o frio extremo da América do Sul, o calor tórrido na Europa e o aquecimento global? Explicamos-lhe aqui!
Alfredo Graça licenciou-se em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) em 2017. Em 2018, apresentou um projeto na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto acerca da freguesia histórica de São Julião (Portalegre), enquadrado no IJUP (Encontro de Investigação Jovem Universidade do Porto). Ainda no mesmo ano foi um dos autores do poster sobre a variação do nível do mar publicado no Research Gate, que foi exposto numa conferência sobre alterações climáticas na FLUP.
Completou um período de mobilidade no âmbito do programa Erasmus no Departamento de Geografia da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) em 2018/2019 e de seguida realizou estágio no Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP), local onde desenvolveu a sua dissertação de mestrado. Tornou-se Mestre em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território pela FLUP em 2020. Uns anos antes realizou cursos de verão relacionados com a Geografia no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território na Universidade de Lisboa (2013) e na Universidade de Oxford (Oxford Summer Courses, 2015).
No final de 2021 e início de 2022 colaborou com a empresa Planoclima. Em 2022 realizou uma Hackaton em Comunicação Científica pela Universidade do Porto e frequentou a Azores Summer School em Paleobiogeografia Marinha na ilha de Santa Maria, Açores.
No ano letivo 2022/2023 decide continuar a estimular a sua paixão pela Geografia, pelo tempo e pelo clima e ingressa no Mestrado em Ensino de Geografia (FLUP) onde persegue o antigo sonho de ser Professor. Já em 2023 participou num Training Course em E-Sustainability, em representação da Associação Juvenil da qual é sócio (Geoclube), parceira da Associação francesa RESOPA (Réseau Solidaire & Participatif) e fomentado pelo programa Erasmus+. É redator-chefe da secção de notícias da Meteored, equipa do tempo.pt, desde janeiro de 2018.
Desde pequeno que tem paixão pela Natureza, em particular por tudo o que envolve a Geografia, o tempo e o clima. Desde a praia e os oceanos, ao céu e às montanhas, do cheiro das plantas e das árvores até à contemplação da beleza assustadora de trovoadas e vulcões.
A Terra possui várias massas de ar, correntes de vento e marinhas e está em constante movimento. Afinal, qual é a relação entre o frio extremo da América do Sul, o calor tórrido na Europa e o aquecimento global? Explicamos-lhe aqui!
O tempo abrasador de verão ainda agora começou e já estamos a viver a primeira onda de calor. Se pensa tirar férias em julho em Portugal, saiba o que esperar da meteorologia para as próximas semanas!
Farto do calor tórrido? Sim, ainda se manterá por Portugal nos próximos dias. Mas, como já é típico da transição para o mês mais veranil dos pontos de vista climatológico e astronómico, o tempo poderá voltar a mudar em breve!
Arranca a primeira onda de calor do verão em Portugal. Esperam-se temperaturas mínimas superiores a 20 °C em várias cidades e noites tropicais em boa parte do país. Saiba o que esperar do tempo para os próximos dias na sua região!
Lembra-se do Apagão de 28 de abril? O Blackout na Península Ibérica, com Portugal e Espanha, juntos em geografia, mas também em território de energias renováveis. Repentinamente, sem aviso prévio, os vizinhos ibéricos sós ficaram no mundo, como uma ilha geográfica.
Orlando Ribeiro foi um geógrafo português conhecido pela sua incansável paixão profissional, que desempenhou um papel crucial na documentação e estudo das erupções vulcânicas. Uma das mais sonantes foi a de 1951 na ilha do Fogo, arquipélago de Cabo Verde.
O monte Evereste é a montanha mais alta do Mundo e possui uma altitude de 8848 metros. Conheça Sir George Everest, o homem por detrás do nome da montanha que se situa na Cordilheira dos Himalaias!
Quando primeiramente pensamos no verão, o que vem logo à cabeça é o sol, o calor, a praia e o mar. Porém, nem só disso a época estival é feita em Portugal. Muitos mais fenómenos meteorológicos condicionam a estação veranil!
Oceanos nutrem-nos de vários benefícios, mas atualmente encontram-se em perigo devido à sobre-exploração. Este 8 de junho convidar-nos-á a refletir sobre como melhor os protegermos em termos sustentáveis. Em 2025 a Conferência dos Oceanos da ONU terá lugar em Nice, França.
Em meados de junho, chega um dos eventos astronómicos mais aguardados do ano: a Lua Cheia do morango, que brilhará intensamente no céu antes do início do verão astronómico. Saiba tudo sobre a observação espacial noturna deste mês!
O tempo em Portugal continental nesta primeira semana será de contrastes. A mudança abrupta de alguma frescura, sol e chuviscos dará lugar ao calor abrasador de até 40 ºC. Saiba a previsão completa!Mais informação: Tempo fresco com chuvisco até sexta-feira, mas muito calor no fim de semana de 7 e 8 de junho
Arrancou neste 1º de junho, Dia da Criança, o verão climatológico em Portugal. O modelo de referência da Meteored atualizou a previsão do tempo para os próximos meses no nosso país. Saiba as probabilidades de ondas de calor e de fortes trovoadas!
As nuvens mesosféricas polares ou noctilucentes têm origem na alta atmosfera, razão pela qual são vistas à noite. Embora se formem sobretudo nas regiões polares e subpolares, o seu aparecimento nas latitudes médias pode ser visto como um sinal de alterações climáticas.
Além do tempo quente esperado para os próximos dias, com temperaturas até 40 ºC, há outros fenómenos meteorológicos adversos que os portugueses devem ter em conta. Saiba a previsão completa!Mais informação: Calor, poeiras e até chuva e trovoada em Portugal continental nas próximas horas: saiba quais as regiões mais afetadas
Peritos em meteorologia, geografia e climatologia, Juan González Alemán, Alfredo Graça e Tomer Burg, estão em sintonia quanto ao episódio de calor intenso e anómalo da reta final de maio. Saiba o que esperar do tempo em Portugal, Espanha e França para os próximos dias, segundo estes cientistas!
O nosso modelo de referência acaba de atualizar a sua previsão para o mês de junho em Portugal: os mapas da Meteored são muito claros no tempo para as próximas semanas. Saiba o que poderá acontecer!
O calor em Portugal vai continuar a intensificar-se nos próximos dias, com várias regiões a poderem atingir temperaturas a rondar os 40 ºC. Além disto, prevê-se uma intrusão de poeiras do Saara. Saiba a previsão completa!
Episódio de temperaturas caniculares à vista. Verão antecipado chega no final de maio a Portugal continental e há regiões onde as máximas dispararão para valores entre 35 e 40 ºC. Além disto, preveem-se aguaceiros e trovoada!
O calor em Portugal continental vai continuar a intensificar nos próximos dias. Até sexta-feira, 30 de maio, prevê-se tempo quente e seco e valores elevados de radiação UV. Mas também são esperados outros fenómenos. Saiba a previsão completa!Mais informação: Calor de 34 ºC, nortada e radiação UV perigosa para a saúde em Portugal. Eis as regiões mais expostas nos próximos dias!
O tempo em Portugal não só se irá manter estável, seco e soalheiro, como o calor deverá intensificar-se na próxima semana na geografia continental. Saiba as temperaturas previstas e outros fenómenos meteorológicos expectáveis!Mais informação: Tempo em Portugal até segunda-feira, 26 de maio: além do calor, estes fenómenos também poderão afetar a sua região!