As temperaturas vão baixar a esta hora no domingo: 3 ºC na Guarda, 4 ºC em Bragança e 8 ºC no Porto; veja mais

A madrugada de domingo (9) vai registar temperaturas mínimas mais baixas do que no sábado (8). A maioria das capitais de distrito vai registar valores inferiores a 10 ºC, enquanto noutras o termómetro assinalará valores abaixo dos 5 ºC.

O último mês do outono climatológico arrancou com um estado do tempo muito típico da estação, caracterizado pela passagem de sucessivas frentes atlânticas, chuva abundante acompanhada de trovoada e uma descida gradual das temperaturas. Os dias vão-se tornando mais curtos, as noites mais frias e a nebulosidade, em conjunto com o vento, produz um tempo variável, característico do dinamismo desta altura do ano.

O que é amplitude térmica?
Nos próximos dias a amplitude térmica terá tendência a acentuar-se de maneira significativa. Consiste na grande diferença que se verifica entre os valores das temperaturas máximas e mínimas de um determinado momento, normalmente um dia. Quando nos referimos a um período de 24 horas (dia) a amplitude térmica é então a diferença entre os valores máximos diurnos e noturnos.

Após a frente fria que atravessou Portugal continental, os dias têm registado uma alternância de aguaceiros, nebulosidade e precipitação abundante, com boas abertas. No entanto, no domingo (9), o termómetro vai baixar até aos 3 ºC, com valores inferiores a 10 ºC em grande parte do país nas primeiras horas do dia, o que denunciará um arrefecimento e contraste térmico acentuado em relação a esta semana.

Nas regiões a norte do Mondego as mínimas variarão entre 2 e 8 ºC

Normalmente, após a passagem de uma frente fria, produz-se a entrada de uma massa de ar polar que, por sua vez, à medida que o vento perde intensidade e fica mais calmo, favorece a estratificação do ar e permite que o frio se acumule à superfície.

No interior Norte as temperaturas mínimas na madrugada de domingo (9) variarão, grosso modo, entre os 2 e 5 ºC.

Tendo isto em conta, é expectável que ao longo do dia de sábado (8) as nuvens se dissipem gradualmente, com o céu a ficar praticamente limpo no período noturno. Desta forma, a perda de calor por radiação terrestre será maior e, portanto, as temperaturas mínimas descerão. A madrugada de domingo (9) registará valores entre os 2 e 5 ºC em grande parte do interior Norte e Centro, com especial destaque para o Nordeste Transmontano e Beira Alta.

Prevê-se que localidades como Vimioso e Figueira de Castelo Rodrigo registem uma mínima de apenas 2 ºC ao amanhecer, com Mogadouro, Miranda do Douro e Guarda a poder atingir 3 ºC, sendo que para as cidades nortenhas de Chaves e Bragança, se preveem 4 ºC. Em relação a hoje, a descida das temperaturas mínimas será considerável. Quanto às cidades do litoral, o efeito de termorregulação do mar entrará em ação, pelo que os valores não serão tão contidos.

As capitais distritais de Viana do Castelo, Porto e Aveiro registarão entre 8 e 10 ºC de temperatura mínima ao amanhecer de domingo (9). Nas cidades de Lisboa e Faro o cenário será completamente distinto e fugirá à regra, com mínimas a rondar os 13 ºC ao amanhecer de 9 de novembro.

As temperaturas máximas também vão baixar, mas a descida será ligeira

O arrefecimento previsto para a madrugada e amanhecer de domingo (9) não se dará somente ao nível das temperaturas mínimas. Os mapas revelam que as temperaturas máximas também terão tendência a baixar na generalidade da geografia de Portugal continental.

anomalia térmica negativa Portugal
Os mapas revelam que o amanhecer de domingo (9) será frio, com temperaturas até 4 ºC inferiores ao normal em várias zonas do país.

Apesar disso, após o amanhecer frio, espera-se que o período diurno seja relativamente ameno ou temperado (máximas entre 15 e 18 ºC em grande parte do Continente, exceto em Faro onde os 20 ºC fugirão à regra, e em Bragança e Guarda, com 14 e 12 ºC, respetivamente), o que contribuirá para um acentuado contraste térmico entre o dia e a noite, sobretudo nas regiões do Interior.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Entre sábado (8) e domingo (9) as temperaturas máximas terão tendência a baixar na maioria das capitais distritais. Para Coimbra prevê-se 18 ºC, Lisboa 19 ºC, Faro 20 ºC e Bragança 14 ºC. Mas há algumas cidades em que esse valores se manterão de um dia para o outro, tais como por exemplo, Porto (17 ºC) e Guarda (12 ºC).