Atenção, Portugal: no sábado 15 prevê-se outra investida da depressão Claudia. Chuva forte em 4 distritos

Os períodos de chuva forte e aguaceiros, ocasionalmente de granizo e por vezes acompanhados de trovoada, vão manter-se nos próximos dias em Portugal continental. No sábado, 15 de novembro, prevê-se que estes sejam os 4 distritos mais afetados por Claudia.
Pelo menos até sábado, 15 de novembro, uma vasta região depressionária situada a noroeste da Península Ibérica - na qual se insere a depressão Claudia e uma baixa pressão secundária - continuará a gerar frentes que enviarão sucessivas linhas de instabilidade até Portugal continental.
Após esta quinta-feira (13) de chuva persistente, por vezes forte e na qual já ocorreram 415 ocorrências (até às 08:00 da manhã), a maioria devido a inundações registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, prevê-se que na sexta-feira (14) a instabilidade gerada pelo sistema frontal associado à Depressão Claudia abrande ligeiramente, com a precipitação a passar a regime de aguaceiros, por vezes fortes, sendo ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada.
Este sábado a nova "investida" da Depressão Claudia será especialmente forte nestes 4 distritos
Porém, no sábado (15), o sistema frontal ganhará força por causa de um rio atmosférico procedente das latitudes subtropicais e canalizado pelo vento forte de Sul, que com o seu elevado teor de humidade servirá como “combustível” para a precipitação, tornando-a mais forte, abundante e persistente, sendo ocasionalmente de granizo e acompanhada de trovoada.
De acordo com os mapas da Meteored, embora esteja prevista precipitação novamente para todo o país, será especialmente intensa nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Évora e Faro, bem como nalgumas zonas montanhosas das regiões do Interior.

Existe o risco que em alguns destes distritos, sobretudo nos 4 que se situam a sul do rio Tejo (Setúbal, Beja, Évora, Faro), se acumulem novamente quantidades abundantes de água em pouco tempo, o que daria azo a mais inundações, como as que já se verificaram nesta quinta-feira (13).
Outros fenómenos meteorológicos adversos em perspetiva para sábado, 15 de novembro
Ainda no dia de sábado (15) espera-se que o vento de Sul se torne mais intenso nalgumas regiões do país, produzindo rajadas até 50 km/h no Noroeste (Minho e Douro Litoral) e até 70 km/h no Baixo Alentejo e Algarve (distritos de Beja e Faro). Haverá ainda uma pequena subida das temperaturas máximas, mais provável na Região Centro.
A ondulação de sudoeste manter-se-á agreste (altura significativa de 3,5 a 4,5 metros), pelo que o aviso amarelo de agitação marítima continuará ativo neste dia em pelo menos 4 distritos (Lisboa, Setúbal, Beja e Faro).