Amanhã, entre as 03:00 e as 12:00, a chuva mais forte será registada no distrito de Aveiro e nestas outras 6 regiões

Esta sexta-feira, 31 de outubro, prevê-se a aproximação e passagem de uma frente fria que provocará chuva abundante nas Regiões Norte e Centro. Saiba o período mais crítico e os distritos mais afetados.

Amanhã - sexta-feira, 31 de outubro - prevê-se a chegada de uma frente fria muito ativa a Portugal continental, associada a uma depressão muito cavada (957 hPa pressão mínima central), centrada sobre o Atlântico Norte e que estará posicionada a noroeste das Ilhas Britânicas.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta frente fria será alimentada por um longo rio atmosférico carregado de humidade e canalizado pelos ventos de Sul/Sudoeste até ao nosso país, sendo expectável que provoque períodos de chuva forte e persistente nas regiões Norte e Centro.

Horas mais críticas do episódio de chuva desta sexta-feira, 31 e os 7 distritos mais afetados, segundo os mapas

Vai chover com abundância ao longo das 24 horas de sexta-feira (31), porém, segundo a nova atualização do modelo Europeu, o período mais crítico deste episódio de chuva ocorrerá entre as 03:00 da manhã e as 12:00, sobretudo nos distritos de Aveiro (e em particular nas suas zonas montanhosas), Viseu, Coimbra, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e na zona da Serra da Estrela correspondente ao distrito da Guarda.

Os nossos mapas sugerem que as 7 regiões mais afetadas serão os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e Guarda (área correspondente à Serra da Estrela), apesar de também estar prevista chuva abundante e potenciais riscos para outros distritos do Norte e do Centro.

Só nas primeiras 12 horas do dia, a zona montanhosa entre os distritos de Aveiro e Viseu - aquela que se prevê ser a mais afetada do país - poderá acumular 75 mm, sendo que ao fim de 24 horas, esse valor já poderia superar ligeiramente os 100 mm.

Nos 10 distritos que estão sob sob aviso laranja (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Aveiro, Viseu e Guarda) preveem-se acumulados a variar entre um mínimo de 40 mm e um máximo de 100 mm durante o dia de sexta-feira, 31 de outubro. Os potenciais impactos da chuva nas Regiões Norte e Centro são inundações rápidas em meio urbano e bacias hidrográficas ou deslizamentos de terras em zonas vulneráveis.

Mais a sul, os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa e Setúbal estão sob aviso amarelo de precipitação devido à previsão de chuva pontualmente forte.

Outros fenómenos meteorológicos adversos à vista

O vento soprará fraco a moderado proveniente de Sul/Sudoeste, surgindo por vezes forte no litoral Norte e Centro, com rajadas até 60 ou 70 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 80 ou 90 km/h.

O mar surgirá agreste de oeste e de norte, produzindo ondulação significativa de 2,5 a 3,5 metros na costa ocidental e máxima de até 6,5 ou 7 metros. Espera-se ainda agitação marítima proveniente de sudoeste na costa sul do Algarve, com 1 a 1,5 metros de altura significativa e uma altura máxima entre 2 e 4 metros.