Esta quarta-feira o jato polar vai ondular e enviar uma depressão em direção a Portugal: a chuva vai afetar estas zonas

Uma extensa frente fria vai provocar precipitação abundante em Portugal continental entre terça (4) e quarta-feira (5). Prevê-se entre 30 e 50 mm de chuva em 12 horas nestes distritos e rajadas de vento até 110 km/h.

Estamos prestes a viver a próxima grande mudança no estado do tempo em Portugal continental, derivada de uma situação de instabilidade que se estenderá desde o Minho e Trás-os-Montes até ao Algarve. Amanhã - terça-feira, 4 de novembro - uma extensa frente fria, associada a uma depressão muito cavada posicionada a noroeste da Península Ibérica, irá aproximar-se de Portugal continental.

No vídeo
Em breve chegará uma frente fria que afetará o Minho nas últimas horas de terça-feira (4), e que na quarta-feira progredirá de noroeste para sudeste da nossa geografia, regando a totalidade de Portugal continental. Nalgumas regiões a precipitação será intensa.

A frente fria vai chegar na terça (4) ao final do dia ao Minho, onde deixará alguma precipitação, podendo também gerar alguns aguaceiros em zonas dos distritos do Porto e Vila Real. Na quarta-feira (5) a instabilidade será generalizada, com a frente a produzir chuva abundante e vento intenso ao longo da geografia do Continente. Também se prevê forte agitação marítima em toda a faixa costeira ocidental. Esta situação levou o IPMA a ativar avisos em 11 distritos na terça-feira (4) e em todos os distritos (18) na quarta-feira (5).

Eis os primeiros efeitos da frente fria nesta terça-feira, dia 4

Amanhã, antes da chegada da frente, vislumbra-se a possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos na Região Centro, primeiro no litoral e depois no interior, aproximadamente entre as 04:00 e as 08:00 da manhã. Nas horas seguintes a nebulosidade média e alta tenderá a carregar em todo o território do Continente, especialmente no Noroeste, com a primeira banda de chuva a cair nas últimas horas do dia no Minho e possivelmente também nalgumas zonas dos distritos do Porto e Vila Real.

Na próxima quarta-feira, 5 de novembro, o vento será outro dos fenómenos meteorológicos adversos a ter em conta. Estão previstas rajadas superiores a 100 km/h em várias zonas da Região Centro.

Outro dos fenómenos meteorológicos adversos a ter em conta será o vento. O IPMA ativou aviso amarelo em 11 distritos para esta terça-feira (4), entre as 21:00 e as 00:00, e para 12 distritos na quarta (5). Soprará forte do quadrante Sul, com rajadas até 80 km/h no litoral dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria e entre 90 a 100 km/h nas terras altas e montanhosas (interior) destes mesmos distritos. Nos distritos de Vila Real, Viseu e Bragança estimam-se rajadas de até 100 km/h.

Porém, prevê-se que a pior parte do temporal de vento tenha lugar no Centro do país, nomeadamente na Serra da Estrela e noutras serras da Cordilheira Central (Açor e Lousã), que se espraiam pelos distritos de Guarda, Castelo Branco e Coimbra. Nas áreas montanhosas destes distritos as rajadas poderão atingir os 110 km/h, não se excluindo pontualmente um valor superior (o que justificaria a elevação para aviso laranja nestes distritos). O aviso amarelo de vento também estará em vigor no distrito de Lisboa, mas apenas na quarta-feira (5) devido à previsão de rajadas na ordem dos 70 km/h no litoral, e na ordem dos 80 km/h nas serras.

Por último, também foram emitidos avisos amarelos de agitação marítima por previsão de ondas com altura significativa de 4 a 5 metros. Na terça-feira (4) este aviso só estará em vigor no litoral da Região Norte e no litoral do distrito de Aveiro. Na quarta (5) este aviso estender-se-á para o resto da faixa costeira ocidental. Na quinta (6) este mesmo aviso manter-se-á até às 06:00 da manhã. Os mapas de referência da Meteored mostram ainda que durante este período a ondulação poderá atingir uma altura máxima de 6,5 a 7 metros no litoral Norte e entre 7 e 9 metros no litoral entre a Figueira da Foz e Sagres.

A parte mais abundante da frente chegará na quarta-feira, 5 de novembro

O aviso amarelo de chuva já está ativo para todos os distritos do Continente na quarta-feira, 5 de novembro. Só nas primeiras 12 horas prevê-se chuva persistente e pontualmente forte, com acumulações entre 30 e 50 mm nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e também nalgumas zonas de distritos do interior, tais como Vila Real, Viseu, Guarda (apenas a parte correspondente à Serra da Estrela), Castelo Branco e Santarém.

chuva Portugal
Uma frente fria muito ativa vai atingir Portugal continental em cheio na quarta-feira, 5 de novembro. À medida que for descrevendo a sua trajetória de noroeste para sudeste, provocará chuva ao longo de toda a nossa geografia.

Na segunda parte do dia de quarta-feira (5) a frente fria vai continuar a gerar novas bandas de precipitação, com mais períodos de chuva persistente e pontualmente intensos à vista. Com a reativação da precipitação, a chuva cairá em mais zonas do país, alastrando-se para o interior Norte e Centro - Nordeste Transmontano e grande parte da Beira Alta - mas também para as regiões a sul do Tejo (Alentejo e Algarve), onde habitualmente é mais escassa, produzindo acumulações pluviométricas relativamente generosas ao fim de 24 horas: entre 5 e 30 mm.

De acordo com os nossos mapas, no final do dia de quarta-feira (5), as zonas mais afetadas pela chuva abundante somarão entre 50 e 75 mm. A mais chuvosa será o Minho, destacando-se o distrito de Viana do Castelo com algumas zonas litorâneas a acumularem os referidos 75 mm. Já os distritos de Braga, Aveiro, Viseu, Leiria e Lisboa, bem como algumas zonas dos distritos de Porto e Coimbra irão somar cerca de 50 a 60 mm de chuva.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Em suma, prevê-se a ocorrência de chuva persistente e pontualmente forte gerada pela chegada de uma frente fria associada a uma depressão muito cavada, inicialmente posicionada a noroeste da Península Ibérica e que posteriormente se deslocará para o Golfo da Biscaia. Mantenha-se atento aos avisos meteorológicos oficiais e informe-se diariamente com todas as atualizações que lançarmos aqui na Meteored.