A planta chinesa que transforma qualquer jardim num espetáculo de flores amarelas
Resistente e fácil de cuidar, esta planta dá flores amarelas que alegram qualquer espaço. Conheças as suas características, cuidados básicos e como transformar o seu jardim num lugar cheio de vida.

Escolher o que plantar nem sempre é fácil, mas as trepadeiras são uma ótima opção: são fáceis de cuidar, são muito vistosas e dão um toque especial a qualquer espaço.
Entre elas, o jasmim amarelo, também conhecido como jasmim de inverno, destaca-se pela sua facilidade de cultivo e pelas suas flores vistosas. Saiba porque é que esta é uma planta ideal para o seu jardim e quais são os cuidados básicos para a manter saudável.
Características do jasmim amarelo
O jasmim amarelo (Jasminum nudiflorum) é originário da China e distingue-se pelas suas folhas pequenas e flores amarelas brilhantes. Ao contrário de outras variedades de jasmim, as flores são pouco perfumadas.
Com os cuidados adequados, o seu crescimento será mais abundante e a sua floração espetacular, aparecendo desde o fim do inverno até ao meio da primavera. Assim, mal chega o frio, o jasmim de inverno desponta as suas flores inodoras, amarelo luminoso sobre os delgados caules verdes, desprovidos de folhas.

O jasmim de inverno é nativo das províncias do centro e norte da China (províncias de Gansu, Shaanxi, Sichuan, Yunnan) e sudeste do Tibete, onde brota em vales e encostas entre 800 e 4500 m de altitude. Como é o caso dos outros jasmins oriundos desta parte da Ásia, o jasmim de inverno devido ao seu valor ornamental, está largamente espalhado por todo o globo, ora cultivado em plena terra, ora em vasos. Em Portugal, como na restante Europa, é utilizado como planta ornamental.
Esta espécie pode atingir até três metros de altura, o que a torna perfeita para revestir paredes, desde que lhe seja fornecido um suporte ou tutor, pois não adere aos suportes por si só. É resistente e tolera bem as baixas temperaturas e outras condições adversas.
Possui um porte em forma de coroa, muito ramificado e cerrado. Os caules, primeiro eretos acabam por arquear, o que possibilita a este jasmineiro desenvolver-se livremente, rastejando pelo chão, em cascata, ou subir sobre pilares, se treliçado. É resistente à seca, aceita todo o tipo de substrato e exposições.
Cuidados básicos do jasmim amarelo
- Rega: Prefere um solo com humidade moderada e boa drenagem. Tolera períodos de seca, mas idealmente deve ser regado cerca de uma vez por semana, aumentando a frequência durante os dias mais quentes.
- Luz solar: cresce melhor com seis a oito horas de sol direto por dia, o que favorece a floração e mantém a folhagem saudável.
- O solo: evitar o encharcamento é essencial. Recomenda-se uma mistura de terra de jardim, composto e perlite, com um fertilizante orgânico mensal, nomeadamente durante a floração.
- A poda: a melhor altura para podar é no final da primavera, após a floração. Remova os caules secos ou danificados, elimine o crescimento excessivo e modele a planta para manter o tamanho e a estética.
Com estes cuidados, o jasmim amarelo torna-se uma escolha perfeita para quem procura uma trepadeira resistente, colorida e fácil de manter, que encherá de cor e alegria qualquer jardim ou espaço exterior.
Referências da notícia
Jasminum nudiflorum – Jasmim-de-inverno. arvoresearbustosdeportugal.com.
Un rincón soñado: la planta trepadora originaria de China que inundará tu jardín de flores amarillas. Canal 26. 25 de outubro de 2025.