Embora esta semana seja maioritariamente marcada por temperaturas de verão em grande parte de Portugal, o modelo europeu prevê uma mudança significativa do tempo dentro de alguns dias, estando à vista a possibilidade de chuva e um tempo mais fresco.
Embora esta semana seja maioritariamente marcada por temperaturas de verão em grande parte de Portugal, o modelo europeu prevê uma mudança significativa do tempo dentro de alguns dias, estando à vista a possibilidade de chuva e um tempo mais fresco.
Amanhã e quarta-feira as temperaturas serão de pleno verão em quase um terço dos distritos de Portugal continental, tendo mesmo sido ativado o aviso amarelo de tempo quente. Mapas da Meteored preveem temperatura máxima até 38 ºC, saiba em que regiões!Mais informação: Até quinta 18 de setembro, esta é a única região de Portugal em que se prevê chuva significativa: "até 50 mm acumulados"
Para os próximos dias prevê-se um estado do tempo geralmente estável, seco e soalheiro em Portugal. Porém, há uma região onde se prevê períodos de chuva e instabilidade. Saiba a previsão completa!
O modelo europeu acaba de atualizar a sua previsão para o resto do mês de setembro em Portugal: em análise, as tendências de temperatura e chuva para as próximas duas semanas.
O estado do tempo em Portugal continental vai registar uma subida das temperaturas máximas em breve. Saiba a partir de quando e quais as regiões em que se prevê mais calor!Mais informação: Modelo europeu prevê 10 dias de NAO+ ininterrupta, com início no domingo: possíveis efeitos em Portugal
A Oscilação do Atlântico Norte (NAO), índice climatológico que fornece “pistas” sobre o estado do tempo a médio e longo prazo, antecipa uma fase positiva para os próximos 10 dias. O que significa isto para o tempo em Portugal?
Após alguns dias de chuva fraca, prevê-se uma intensificação da crista anticiclónica e a chegada de uma massa de ar quente a Portugal continental. Alguns distritos vão atingir os 35 ºC. Saiba a previsão completa!
Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu músculos artificiais que atuam em vários tipos de robôs de forma complacente, adaptando-se ao contacto com o meio envolvente.
A segunda semana de setembro em Portugal continental será marcada por um grande contraste de estados do tempo. Até quinta-feira, 11 de setembro, preveem-se temperaturas substancialmente abaixo da média, com anomalias térmicas negativas de -8 ou -9 ºC nalguns locais. Saiba a previsão completa!Mais informação: Semana arranca fresca e húmida em Portugal continental, mas poderá terminar soalheira e com temperaturas de 35 ºC
Neste início de setembro ocorrerá um dos eventos astronómicos mais aguardados do ano: o eclipse lunar total, que tornará a Lua vermelha como sangue. Como bónus, ainda será possível testemunhar a Lua Cheia do Milho. Saiba mais aqui!
Uma depressão vai impulsionar uma frente fria em direção ao Noroeste de Portugal continental, com uma mudança no tempo a partir das últimas horas de sábado, 6 de setembro. O tipo de chuva previsto será benigno para as zonas queimadas pelos incêndios.Mais informação: Temperaturas voltam a diminuir na próxima semana em Portugal e chuva poderá regressar na terça-feira, dia 9 de setembro
Atenção, Açores! Sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de setembro, todo o arquipélago estará sob aviso amarelo de precipitação, devido à combinação entre uma frente e um rio atmosférico, que reforçará a chuva, tornando-a por vezes forte.Mais informação: Outono meteorológico prevalece em Portugal: espera-se fim de semana ameno, ventoso e com chuva em todas estas regiões
Esta primeira semana de setembro prevê-se uma grande variabilidade de estados do tempo em Portugal continental. Porém, a maior novidade é o rio atmosférico que chegará no próximo domingo, 7 de setembro. Eis a previsão completa!Mais informação: Até domingo prevê-se pouca chuva em Portugal Continental, mas esta região registará um máximo de 33 mm acumulados
A Nebulosa da Borboleta, oficialmente conhecida como NGC 6302, é o laboratório natural perfeito para os astrónomos estudarem os processos responsáveis pelas matérias-primas que originam planetas rochosos como a Terra. Tudo graças ao Telescópio James Webb. Saiba como!
Os arquipélagos portugueses vão registar temperaturas predominantemente abaixo da média climatológica de referência ao longo da primeira semana de setembro e do outono climatológico. Prevê-se ainda vários períodos de chuva e a possível chegada de um rio atmosférico.Mais informação: Tempo em Portugal na próxima semana: várias frentes provocarão chuva e haverá uma "montanha-russa" nas temperaturas
Já foi anunciada a nova lista de nomes das tempestades de grande impacto para a temporada de depressões atlânticas 2025/2026. Não perca a oportunidade de saber quais são, o porquê de se darem nomes a depressões e algumas curiosidades.
A próxima segunda-feira está cheia de estreias: semana, mês e estação. Setembro dá início ao outono, um período de contrastes em Portugal, onde o calor persiste, a chuva espreita e a incerteza reina.
A primeira semana do outono climatológico em Portugal será marcada por uma alternância entre vales depressionários e cristas. Prevê-se a coexistência de condições meteorológicas outonais sob a forma de frentes, vales depressionários e temperaturas frescas no Norte e Centro, com a continuidade do verão no resto do país.
Setembro 2025 será frutífero em eventos astronómicos! Desde os eclipses lunar total e solar parcial, ao equinócio do outono e à Lua de Milho, a observação espacial noturna será muito diversa, contando ainda com muitos outros eventos relativos a planetas e a chuvas de meteoros.
A chegada de um novo vale depressionário com ar polar provocará descidas de temperatura até 6 ºC, em 48 horas, em várias zonas de Portugal. Nalgumas capitais de distrito, terá de vestir um casaco logo pela manhã.