
Estudo publicado na revista Nature mostra como o extenso período de seca vivido no Mediterrâneo Ocidental influenciou as anormais temperaturas extremas sentidas em abril do ano passado. Veja aqui os pormenores!
Estudo publicado na revista Nature mostra como o extenso período de seca vivido no Mediterrâneo Ocidental influenciou as anormais temperaturas extremas sentidas em abril do ano passado. Veja aqui os pormenores!
Um estudo recente aponta para que os sistemas de ar condicionado tenham contribuído para salvar a vida a milhares de espanhóis entre o final da década de 1980 e o início da década de 2010. Conheça aqui os pormenores!
Um recente estudo realizado no sul de Moçambique traça uma relação entre as partículas libertadas pelos produtos da combustão de incêndios e o risco de visitas e internamentos hospitalares em crianças. Conheça os pormenores!
Avaliar a gravidade das lesões de uma vítima envolve examinar rapidamente vários sinais e sintomas. Um estudo recente sugere que a IA pode ter um papel transformador no apoio à tomada de decisões rápidas e críticas dos tripulantes de ambulância.
O ciclone tropical Alvaro deslocou centenas de pessoas e afetou milhares de outras depois de atingir Madagáscar. Este é o primeiro fenómeno da temporada de ciclones do sudoeste do oceano Índico de 2023/204. Conheça os pormenores!
O gigante asiático enfrentou nos últimos dias temperaturas arrepiantemente baixas que ajudaram a quebrar recordes um pouco por todo o país. Tudo isto depois de um verão que também ficou marcado por temperaturas históricas. Veja os pormenores aqui!
O estado do tempo nos próximos dias em Portugal Continental será marcado pela nebulosidade, por alguma precipitação, que pode vir a ser intensa no novo ano, e pela esperança na queda de neve. Eis a previsão!
Novo estudo sugere que os eventos meteorológicos adversos de vento em linha reta estão a aumentar, impulsionados pelo aumento das temperaturas globais. Que medidas se exigem para o futuro? Conheça aqui os pormenores!
O território continental português conheceu nos últimos dias rigorosas temperaturas, sobretudo noturnas, conjugadas com um conjunto de fenómenos meteorológicos notáveis e particularmente belos. Visitamo-los aqui, tal como o histórico de extremos meteorológicos. Venha conhecê-los!
Os plásticos constituem um dos mais sérios problemas de poluição planetária. E se a energia solar pudesse transformá-los em produtos de alto valor? Um grupo de investigadores traz-nos a resposta. Veja aqui os pormenores!
Depois de vários anos de seca, o Corno de África conheceu fortes chuvas, especialmente em novembro, que provocaram graves e importantes cheias e inundações no sul da Etiópia, no leste do Quénia e em muitas regiões do sul e centro da Somália.
Os eventos de seca serão cada vez mais comuns em todo o globo. ONU alerta para cenário desolador e para a necessidade urgente de tornar os países mais resilientes a estes eventos.
A poluição atmosférica é responsável por acelerar doenças e provocar milhares de mortes prematuras todos os anos, por todo o globo. Um novo estudo traz uma nova conexão entre este tipo de poluição e a doença de Parkinson.
A frequência das tempestades de areia e poeira tem aumentado em muitas regiões do globo, tornando-se cada vez mais comuns. Órgão da ONU alerta para as implicações destes fenómenos naturais na saúde humana.
As aves dependem do campo magnético da Terra para a navegação de longa distância durante as suas migrações. Um novo estudo traz à luz como o clima espacial pode influenciar estas deslocações sazonais.
A segunda metade da semana ficará marcada por uma gradual e considerável descida das temperaturas em Portugal que se irá registar, pelo menos, até ao fim de semana. Conheça aqui os pormenores da previsão!
Os microplásticos estão onde, presumivelmente, menos esperamos. Descobertas recentes sobre nuvens acima do Monte Fuji e do Monte Oyama, no Japão, mostram como estes são altamente móveis. Conheça aqui os pormenores!
Agência ambiental da Organização das Nações Unidas alerta que produção de combustíveis fósseis está 110% acima dos limites recomendados até 2030, fazendo perigar uma justa e necessária transição energética. Veja os pormenores aqui!
O evento El Niño deste ano, que deverá continuar a ganhar força até ao final de 2023, antes de se dissipar em meados de 2024, deverá contribuir para elevados níveis de insegurança alimentar em certas regiões do globo.
A dois meses do fim do ano já é possível afiançar que em 2023 se bateram uma série extraordinária de recordes no que ao clima diz respeito. Veja os pormenores neste artigo!