
O evento El Niño deste ano, que deverá continuar a ganhar força até ao final de 2023, antes de se dissipar em meados de 2024, deverá contribuir para elevados níveis de insegurança alimentar em certas regiões do globo.
O evento El Niño deste ano, que deverá continuar a ganhar força até ao final de 2023, antes de se dissipar em meados de 2024, deverá contribuir para elevados níveis de insegurança alimentar em certas regiões do globo.
A dois meses do fim do ano já é possível afiançar que em 2023 se bateram uma série extraordinária de recordes no que ao clima diz respeito. Veja os pormenores neste artigo!
Crise climática deverá fazer de doenças como a dengue importantes ameaças à saúde pública na Europa, em especial nos países do sul, alerta responsável da OMS. Veja aqui os pormenores!
As alterações climáticas estão a tornar-se cada vez mais alarmantes. Consciente desta realidade, a ONU estabeleceu o dia 24 de outubro como o “Dia Internacional contra as Alterações Climáticas”. Veja os pormenores aqui!
A bacia do rio Amazonas registou, nesta quinta-feira (19), novos mínimos históricos, segundo o Serviço Geológico do Brasil. Este fenómeno acontece quando a região enfrenta um das piores secas de que há memória. Veja mais aqui!
Este dia tem como objetivo sensibilizar governos, organizações e a opinião pública para que se tomem medidas que minimizem riscos, reduzam vulnerabilidades e contribuam para o aumento da resiliência das comunidades e para a capacidade de antecipação e resposta face a catástrofes.
Excecional temporada de incêndios no Canadá já queimou quase duas vezes o tamanho de Portugal. A extrema atividade de incêndios causou destruição, dezenas de vítimas e obrigou à evacuação de milhares de pessoas.
Portugal registou entre 1 de janeiro e 15 de setembro deste ano, mais de 7 mil incêndios e pouco mais de 33 mil hectares de área queimada pelo fogo. Para já as notícias são animadoras. Teremos terminado já por aqui?
A parte norte da linha do equador conheceu no verão de 2023 um período dramático com extrema atividade de incêndios florestais, que causou devastação, dezenas de vítimas e forçou à evacuação de milhares de pessoas em vários locais.
À medida que o atual período de desregulação climática continua a cozinhar lentamente o planeta, precisamos de saber quando e onde irão ocorrer episódios de calor extremo. Contamos-lhe os detalhes aqui!
O degelo do permafrost constitui um dos maiores e mais importantes desafios da era moderna. A compreensão dos ciclos de degelo abruptos e de como o carbono é libertado ao longo do tempo é fundamental. Veja mais aqui!
Uma China a duas velocidades: um verão marcado por inundações a sul e calor extremo recorde a norte. 2023 ficará certamente mercado na memória do povo do gigante asiático. Veja os pormenores aqui!
O início de setembro vai fazê-lo tirar o guarda-chuva do armário. A chuva estará de volta a Portugal continental nos primeiros dias do mês, até quando? Eis a previsão para os primeiros dias do mês!
O incêndio em Muai, Hawai, veio demonstrar uma nova e preocupante realidade, a de que estes fenómenos estão cada vez mais agressivos e estão a alterar profundamente o planeta. Veja mais aqui!
Portugal registou, entre 1 de janeiro e 15 de agosto, mais de 6 mil incêndios e praticamente 28 mil hectares de área calcinada pelo fogo. Com o que poderemos contar até ao final do mês? Veja aqui!
Hoje é dia de relembrar a importância de prevenir a ocorrência de incêndios, a necessidade de sensibilizar as populações para a necessidade de preservar e cuidar dos espaços florestais e evitar comportamentos de risco. Veja mais aqui!
Portugal deparar-se-á, neste fim de semana, com um cenário meteorológico de céu nublado, chuva em algumas regiões do Litoral Norte e Centro e uma subida generalizada das temperaturas em todo o território continental, que trarão muito calor. Eis a previsão!
A capital chinesa conheceu nos últimos dias um recorde de precipitação impressionante em 140 anos, fruto da passagem do tufão Doksuri, que deixou a capital e regiões vizinhas amplamente afetadas. Conheça os pormenores!
Hoje é dia de celebrar a importância do Vigilante da Natureza, uma profissão de tão grande importância à escala nacional e internacional, cada vez mais flagrante, num mundo que vive progressivamente mais ameaças.
Incêndios catastróficos estão a afetar, no final deste mês de julho, vários países mediterrânicos, tanto no norte de África como no sul da Europa. Grécia, Itália e Argélia são os países mais afetados.