Tempo em Portugal nos próximos dias: fevereiro terminará com chuva e neve nestas regiões, saiba quais

O estado do tempo nos próximos dias em Portugal Continental será marcado pela alternância entre a nebulosidade e o sol, vento, chuva mas com a presença de neve nos pontos mais altos. Eis a previsão!

Como a Meteored Portugal deu conta atempadamente, a nebulosidade mantém-se hoje (27) em grande parte do território continental, especialmente no Norte, apesar de inferior aos dias anteriores, havendo lugar a bons períodos de sol, principalmente no Centro e Sul, já no período da tarde. O vento continua, por vezes, forte no litoral e nas terras altas. Destaque ainda para a forte agitação marítima.

Esta foi uma manhã marcada pela formação de gelo e geada em alguns locais mais abrigados do interior Norte e Centro do país e pela ocorrência de aguaceiros dispersos nas serras do extremo norte até ao meio da manhã, que a ocorrer precipitaram na forma de neve nos pontos mais altos. Este estado do tempo deve-se à presença de um anticiclone a norte do arquipélago dos Açores.

As temperaturas registaram uma nova descida, mais acentuada nas temperaturas mínimas, esperando-se -1º C para a cidade mais alta de Portugal, a Guarda.

Como serão os últimos dias do inverno climatológico?

Quarta-feira (28) deverá ficar marcada por um céu pouco nublado ou limpo, apesar da presença mais efetiva desta no Norte e Centro do território continental e pela menor intensidade do vento, à exceção da faixa costeira ocidental e nas terras altas.

Deverá haver lugar à formação de geada em alguns locais mais abrigados do interior Norte e Centro da geografia continental. É expectável que as temperaturas máximas possam conhecer uma ligeira recuperação, podendo a cidade Invicta, o Porto, alcançar os 15 ºC.

Inverno climatológico termina com períodos de nebulosidade, sol, chuva mas também neve nos pontos mais altos do território continental.
Inverno climatológico termina com períodos de nebulosidade, sol, chuva mas também neve nos pontos mais altos do território continental.

Para quinta-feira (29) espera-se uma pequena subida das temperaturas mínimas, ainda que se deva registar uma diminuição das temperaturas máximas, em especial nas regiões Norte e Centro. É esperado um considerável arrefecimento noturno. As temperaturas mínimas devem alcançar os 4 ºC em Castelo Branco e 1 ºC em Vila Real.

A chegada de uma frente atlântica deixará o céu em geral muito nublado e trará chuva, em especial nas regiões Norte e Centro. A tendência é que este cenário melhore no período da tarde, onde se prevê uma diminuição da nebulosidade, bem como a substituição da chuva por aguaceiros, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela.

o vento soprará fraco a moderado, predominando de noroeste, podendo ser forte nas terras altas e no litoral oeste a partir da tarde. É expectável que haja lugar à formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Quinta-feira ficará marcada pela chegada de uma frente atlântica que deixará o céu carregado de nuvens, trará chuva e aguaceiros, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela.

A primavera climatológica inicia-se com sabor a inverno, esperando-se uma descida das temperaturas mínimas em praticamente todo o território continental na sexta-feira, dia 1 de março. É, assim, igualmente esperado um forte arrefecimento noturno. São esperados 3 ºC de temperatura mínima na cidade dos estudantes, Coimbra e 2 ºC em Portalegre.

O céu apresentar-se-á em geral pouco nublado, tornando-se muito nublado nas regiões Norte e Centro a partir da tarde. Há possibilidade de ocorrência de períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, a partir da tarde. Já o vento seguirá a mesma tendência do dia anterior.

Nova frente atlântica trará nebulosidade, chuva e a tão amada neve

No sábado (2) uma nova frente fria atlântica deverá carregar o céu de nuvens, dando lugar a precipitação sob a forma de chuva, que deverá apresentar-se sob a forma de aguaceiros nas regiões Norte e Centro, podendo ser de neve acima dos 600/800 metros nos concelhos do extremo norte do pais e dos 1200 metros na Serra da Estrela.

As temperaturas mínimas conhecerão uma ligeira subida em todo o território continental, mais evidentes no interior Norte e Centro da geografia continental. Esperam-se 14 ºC em terra de escalabitanos, Santarém.