
Portugal registou, de 1 de janeiro a 30 de junho, praticamente 4 mil incêndios e quase 9 mil hectares de área calcinada pelo fogo. O que nos podem trazer os próximos tempos? Veja aqui!
Portugal registou, de 1 de janeiro a 30 de junho, praticamente 4 mil incêndios e quase 9 mil hectares de área calcinada pelo fogo. O que nos podem trazer os próximos tempos? Veja aqui!
Um estudo recente do Instituto de Salud Global de Barcelona revela o número de mortes associadas ao calor registadas no tórrido verão de 2022. Os dados são alarmantes. Estaremos adaptados para esta nova e brutal realidade? Veja mais aqui!
Hoje comemoramos o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, data tão importante para garantir a neutralidade da degradação dos solos. Este ano o dia é dedicado à população feminina. Saiba os pormenores aqui!
Recente estudo publicado na revista Nature aporta novas e importantes informações sobre a relação entre os extremos climáticos e a poluição do ar por partículas finas em suspensão na mortalidade. Veja os resultados aqui!
Milhares de desalojados, dezenas de mortos, quase uma centena de feridos e mais de uma dezena de desaparecidos. O resultado de fortes chuvas que causaram cheias e inundações, que afetaram o país mais pobre das Américas.
Estudo publicado no Journal of Iberian Geology demonstra a existência histórica de um tsunami que afetou a região espanhola de Múrcia entre 800 e 1.400 anos atrás e como eventos como este podem acontecer no futuro.
Junho mantém tendência de instabilidade atmosférica, em especial no Norte e Centro do país, esperando-se períodos de chuva e aguaceiros, por vezes sob a forma de granizo e trovoada em alguns distritos. Eis a previsão para o início deste mês!
Recente boletim da Organização Meteorológica Mundial dá conta dos custos económicos relacionados com o impacto de fenómenos meteorológicos adversos extremos nos últimos 51 anos. Conheça os detalhes aqui!
Assinala-se hoje o aniversário do mais violento sismo registado por instrumentos na história da Humanidade: o Grande Terramoto do Chile, de 22 de maio de 1960. 63 anos volvidos, recordamos a história.
O ciclone tropical Mocha, já considerado um dos mais fortes a atingir o país, deixou um rasto de devastação, principalmente na capital do estado de Rakhine, a cidade de Sittwe. Acompanhe os detalhes aqui!
Estudo publicado no Canadian Medical Association Journal avaliou perto de 200 mil internamentos em hospitais chineses e revela que a exposição aguda à poluição do ar aumenta o risco de arritmias cardíacas. Veja os pormenores aqui!
O aumento da temperatura da superfície dos mares e oceanos tem um grande impacto no mar Mediterrâneo. A temperatura ali registada em 2022 foi 1,4 ºC acima dos valores normais. Em 2023, as preocupações continuam!
Há 120 anos, uma forte tempestade, nomeada de Ulysses, atingiu as ilhas britânicas. Consigo trouxe alguns dos ventos mais fortes alguma vez registados na Inglaterra, País de Gales e Irlanda. Veja mais pormenores aqui!
O ruído afeta-nos de várias maneiras podendo promover doenças associadas ao stress, como doenças cardiovasculares. Assim, no dia de hoje celebramos o dia para aumentar a conscientização sobre os seus efeitos no nosso bem-estar e saúde.
Nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. Sete milhões de mortes prematuras no mundo. A poluição do ar é um grave problema e um estudo recente aponta para a sua relação com o cancro do pulmão.
O ano de 2022 ficou marcado por um número significativo de eventos disruptivos: mais de 380 desastres, que provocaram perdas económicas, destruição e provocaram significativas e irrecuperáveis perdas humanas. Veja os pormenores aqui!
El Laco, um poderoso vulcão situado na região de Antofagasta, no Chile, junto à fronteira com a Argentina, é um dos vulcões mais estranhos, misteriosos e raros do planeta. Venha descobrir porquê!
Localizadas no meio do Oceano Pacífico, os atóis que compõem o arquipélago de Kiribati correm o risco de desaparecer devido ao aumento do nível das águas do mar associado às alterações climáticas. Saiba mais aqui!
Lembra-se do ciclone Idai? Há 4 anos atingia Moçambique. Para trás deixou um rasto de destruição e tragédia que continua bem presente na memória do povo moçambicano. Recordamos aqui a história.
A 11 de março de 2011, o Japão sofria um potentíssimo sismo na sua costa. Este dia fica marcado por um evento triplo que ficará para sempre cravado na história e na memória do povo nipónico. Saiba mais aqui!