
El Laco: o vulcão mais estranho do mundo
El Laco, um poderoso vulcão situado na região de Antofagasta, no Chile, junto à fronteira com a Argentina, é um dos vulcões mais estranhos, misteriosos e raros do planeta. Venha descobrir porquê!
José Miguel Dias licenciou-se em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é pós-graduado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território pela mesma instituição.
Nos últimos anos desenvolveu diversas especializações nas áreas da proteção civil e gestão de emergência, gestão/redução de risco de desastres e atualmente nas áreas da gestão de catástrofes e crises humanitárias. Possui duas publicações de carácter científico na revista chilena LOGER, Revista Científica de Logística y Gestión de Riesgos e uma edição na newsletter do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil.
Desde 2021 atua como bombeiro voluntário. É desde 2019 membro voluntário da VOST Portugal e em 2022 começou a colaborar como estagiário na Associação Médicos do Mundo. Profissionalmente desenvolve trabalho como consultor técnico nas áreas do ordenamento do território e urbanismo. É também formador júnior UNGM/UNDSS/UM.
El Laco, um poderoso vulcão situado na região de Antofagasta, no Chile, junto à fronteira com a Argentina, é um dos vulcões mais estranhos, misteriosos e raros do planeta. Venha descobrir porquê!
Localizadas no meio do Oceano Pacífico, os atóis que compõem o arquipélago de Kiribati correm o risco de desaparecer devido ao aumento do nível das águas do mar associado às alterações climáticas. Saiba mais aqui!
Lembra-se do ciclone Idai? Há 4 anos atingia Moçambique. Para trás deixou um rasto de destruição e tragédia que continua bem presente na memória do povo moçambicano. Recordamos aqui a história.
A 11 de março de 2011, o Japão sofria um potentíssimo sismo na sua costa. Este dia fica marcado por um evento triplo que ficará para sempre cravado na história e na memória do povo nipónico. Saiba mais aqui!
Assinala-se hoje o aniversário de um dos mais violentos sismos registados na história moderna do Chile e da Humanidade: o 27-F, o terramoto de 27 de fevereiro de 2010. Treze anos depois revisitamos a história.
A 20 de fevereiro de 2010, a ilha da Madeira experienciava aquele que ficaria marcado como um dos piores dias da sua história, provocada por uma situação meteorológica adversa. Volvidos 13 anos recordamos o episódio.
Portugal é um dos países da União Europeia com pobreza energética mais elevada. Estarão as habitações portuguesas suficientemente aquecidas e preparadas para enfrentar temperaturas próximas a negativas? Será o frio uma preocupação? Quais as soluções? Saiba tudo aqui!
Ibama lançou operações nos estados brasileiros do Pará, Roraima e Acre. Ações visam impedir ou afastar os madeireiros da realização de novas incursões na Amazónia Legal e multar os que forem encontrados com madeira ilegal. Veja os pormenores aqui!
A erupção do vulcão Hunga Tonga produziu efeitos nunca antes vistos na história da observação moderna. Passado um ano após a mais intensa erupção registada no planeta Terra, há novos dados impressionantes. Saiba tudo aqui!
Um estudo recente revela uma chocante percentagem da população mundial que pode vir a ser afetada pelos impactos combinados de ondas de calor e secas extremas, no futuro, ampliando as desigualdades sociais. Saiba mais pormenores aqui!
No passado fim de semana assinalaram-se 57 anos do maior episódio de precipitação registado na história do planeta Terra em 24 horas, na pequena e pacata ilha da Reunião. Números impressionantes que permanecem até hoje. Saiba mais aqui!
Estudo indica que as baleias ajudam a retirar enormes quantidades de CO2 da atmosfera, chegando a captar mais de 3 dezenas de toneladas deste gás. Farão os maiores animais do mundo parte da solução para combater o aquecimento global? Saiba mais aqui!
Mais de 190 nações adotaram um acordo considerado histórico, em Montreal, para deter a destruição da biodiversidade e dos seus recursos. O novo tratado visa proteger 30% da vida terrestre e marinhas até 2030. Saiba mais aqui!
Os dias de inverno, mais frios e secos, provocam nos nossos olhos um mecanismo fisiológico natural: produção de lágrimas. E porque choramos? Como podemos evitá-lo? Saiba todos os pormenores aqui!
O gás radão não tem cor, não tem cheiro, não se sente e não se move, e, no entanto, é uma das principais causas que podem conduzir ao cancro do pulmão em muitos países. Saiba mais pormenores aqui!
Estará a chave para alimentar o mundo com um clima em acelerada mudança escondida numa coleção de museu com 300 anos? Esta é a esperança de um grupo de cientistas. Saiba mais aqui!
Novo ensaio científico aponta para novas abordagens para o ensino da ciência, com o objetivo de desencorajar a disseminação de desinformação que diariamente mina e descredibiliza o conhecimento científico. Veja os pormenores aqui!
Novo estudo mede a quantidade de microplásticos consumidos diariamente pelas baleias no seu processo de digestão. Os resultados do estudo são surpreendentes e alertam para a forma como estes resíduos afetam os ecossistemas marinhos. Veja mais aqui!
Um grupo de cientistas coreanos descobriu um material de cobertura de janelas capaz de ajudar a reduzir a temperatura dentro de edifícios, sem gastar energia. Veja mais pormenores aqui!
Este sábado celebra-se uma importante data em todo o mundo. O tema de 2022 é aumentar o acesso a sistemas de alerta precoce de várias ameaças e fornecer informações e avaliações de risco de desastres para as populações. Saiba mais aqui!