Prevê-se chuva para estes 14 distritos este domingo, 19 de outubro: será particularmente forte no Minho

A chegada de uma frente fria atlântica este domingo, 19 de outubro, provocará uma mudança de tempo significativa, começando pelo Minho, com chuva e descida das temperaturas após a sua passagem.

Ao longo dos últimos dias o estado do tempo em Portugal continental tem-se mantido bastante estável, seco, geralmente soalheiro e com temperaturas acima da média para a época do ano. Porém, esta situação está prestes a mudar. Os mapas do principal modelo de referência da Meteored - ECMWF - são muito claros: neste fim de semana de 18 e 19 de outubro, finalmente assistiremos a uma viragem de padrão atmosférico, mais condizente com um tempo típico do outono.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Esta sexta-feira, 17 de outubro, deu continuidade ao panorama acima descrito, com céu pouco nublado na generalidade do Continente. Mas, durante a tarde, houve alguns aguaceiros dispersos acompanhados de trovoada, em zonas montanhosas do Interior. O vento soprou tendencialmente fraco do quadrante Leste, embora por vezes mudando de quadrante nalgumas zonas. Os termómetros registaram uma ligeira descida das temperaturas mínimas.

Sábado, 18 de outubro, será um dia de transição

A manhã de sábado (18) será de céu pouco nublado ou limpo, embora com expectável formação de nevoeiro nalguns locais, em particular no litoral a norte do Cabo Raso. Contudo, devido à aproximação da frente que nos afetará a partir de domingo (19), o céu tornar-se-á gradualmente muito nublado a partir das 13:00 de sábado (18), de norte para sul, não se excluindo a possibilidade de chuvisco fraco e disperso em zonas do distritos que compõem o litoral Norte e Centro a partir do fim da tarde, sendo mais provável nas áreas litorâneas dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.

Neste sábado, dia 18, os mapas 'denunciam' a continuidade de temperaturas máximas muito acima dos valores normais para outubro, sobretudo nas regiões do Interior (6 a 9 ºC acima da média de referência), com uma anomalia positiva menos acentuada nas regiões do Litoral (3 a 5 ºC acima do normal).

Amanhã - sábado, 18 de outubro - o vento já estará a sinalizar a iminente chegada de instabilidade meteorológica procedente do Atlântico ao soprar procedente do quadrante Sul, um rumo tipicamente associado à nebulosidade e ocorrência de precipitação. O vento Sul soprará fraco a moderado, surgindo pontualmente forte nas terras altas, sobretudo nas últimas horas da jornada.

Chuva moderada e generalizada regressa este domingo, saiba as regiões mais afetadas

É para domingo, 19 de outubro, que se prevê a afirmação de um novo padrão atmosférico em Portugal continental, associado à chegada de uma superfície frontal fria (ou frente fria), gerada por uma depressão atlântica que afetará as Ilhas Britânicas, o Oeste e Centro de França, os Países Baixos e a Bélgica.

A aproximação e passagem da superfície frontal fria provocará um inequívoco aumento da concentração de nuvens, eventualmente conduzindo à ocorrência de períodos de chuva nas Regiões Norte e Centro. Nas regiões a sul do rio Tejo prevê-se precipitação pouco frequente, bem menos provável e mais dispersa. O vento continuará a soprar de Sul/Sudoeste fraco a moderado, deixando rajadas pontualmente fortes, em particular nas terras altas.

chuva Portugal
Vai chover em Portugal continental no próximo domingo, 19 de outubro, especialmente nas regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação.

Os mapas de referência da Meteored sugerem que já poderá chover pela manhã de domingo (19), sendo essa probabilidade particularmente elevada no Minho, a primeira região que receberia chuva realmente mais abundante. Porém, a probabilidade de ocorrência de chuva, tanto em distribuição geográfica, como em intensidade, deverá aumentar no período da tarde e da noite. À exceção dos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro, deverá chover em todos os restantes no próximo domingo (19), seja residual ou sob intensidade fraca a moderada.

Se parece certo que a precipitação em Portugal continental irá arrancar pelo Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga), também será nestes mesmos distritos e na região do Douro Litoral (distrito do Porto), a par dos setores ocidentais dos distritos de Viseu e Vila Real e das zonas montanhosas do distrito de Aveiro, que se prevê uma maior quantidade de chuva acumulada.

De acordo com os nossos mapas, a precipitação acumulada oscilará entre um valor mínimo de 10 mm e um valor máximo de 35 mm nos distritos acima referidos, sendo que o valor máximo está previsto para alguns municípios do Alto Minho que constituem o Parque Nacional da Peneda-Gerês (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, entre outros).

Efeito orográfico será determinante no episódio de chuva de domingo, 19 de outubro

Neste próximo domingo (19) a distribuição pluviométrica à escala geográfica corresponderá a um clássico padrão de fluxo zonal de ventos de Oeste e depressões atlânticas. A maior concentração de nuvens e precipitação no Noroeste de Portugal continental é explicada por fatores geográficos como a latitude e a orografia.

À meia-noite da próxima segunda-feira, 20 de outubro, é previsível que as zonas mais afetadas pela precipitação já somem acumulações superiores a 35 mm.

A Barreira de Condensação, cordilheira constituída por várias serras e montanhas concordantes com a linha de costa (Gerês, Alvão e Marão, entre outras), faz com que grande parte da nebulosidade e chuva que chega a Portugal fique retida nas regiões a oeste desta barreira montanhosa, daí que o Minho, Douro Litoral e algumas localidades de outros distritos sejam normalmente as mais chuvosas. Isto acontece através do efeito orográfico que força o ar marítimo a subir, arrefecer, condensar e provocar a ocorrência de precipitação.

Nas regiões do Interior, já a leste da Barreira de Condensação, como o ar está mais seco após descarregar a maior parte da sua humidade, já não tem tantas condições para criar a ocorrência de chuva.

Quanto mais para leste e para sul da nossa geografia, menor será a probabilidade de chover no próximo domingo, 19 de outubro, uma vez que as frentes que cruzam serras como as que compõem o sistema montanhoso Montejunto-Estrela (situada mais no centro do país) tornam-se mais enfraquecidas e sujeitam-se à influência do mesmo efeito orográfico exercido pela Barreira de Condensação.