Este domingo o jato polar vai intensificar-se e passar sobre Portugal: eis as zonas com mais chuva prevista

O tempo em Portugal continental tem sido estável, seco, soalheiro e com calor fora de época. Porém, este cenário meteorológico poderá mudar a partir do próximo domingo, 19 de outubro, com um possível regresso da chuva.

Até sábado, dia 18, imperará em Portugal continental um estado do tempo estável, seco e soalheiro, associado ao predomínio do vento Leste, embora com uma gradual descida das temperaturas a partir de hoje.

Nesse mesmo sábado (18), o modelo Europeu confirma que o bloqueio anticiclónico vai retirar-se das Ilhas Britânicas, abrindo portas à circulação de depressões pelo Atlântico, que deverão afetar a Europa Ocidental durante a próxima semana. Isto coincidirá com uma intensificação do jato polar a partir de domingo, 19 de outubro. Quando o jato polar se intensifica, quase não há ondulações e há uma forte circulação de tempestades atlânticas dirigidas precisamente pelo jato polar.

E se é expectável que até sábado (18) persistam condições de tempo seco e estável, com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas geralmente acima da média para a época do ano, vislumbra-se a possibilidade de ocorrência de alguns aguaceiros dispersos em pontos do interior Norte, Centro e Alentejo amanhã quinta-feira (16), e também noutras zonas do país no sábado (18), dia em que o vento passará a soprar do quadrante Sul, sinalizando a iminente chegada de instabilidade meteorológica procedente do Atlântico.

jato polar
A partir do próximo domingo, 19 de outubro, a circulação de depressões atlânticas irá reativar-se, sendo 'guiadas' pelo jato polar, que se tornará mais forte.

No dia seguinte - domingo, 19 de outubro - prevê-se chuva numa vasta porção territorial do nosso país, exceto - grosso modo - nas regiões do Alentejo e do Algarve. Este dia assinalará, segundo o modelo numérico de confiança da Meteored (ECMWF - Europeu), o regresso da precipitação mais abundante e generalizada ao território do Continente.

Com a mudança de padrão atmosférico a partir de domingo, 19 de outubro, onde se prevê que chova mais?

De acordo com os mapas de referência da Meteored, a precipitação no domingo, 19 de outubro, será mais provável e frequente no Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga), no Douro Litoral (distrito do Porto) e nas Regiões de Aveiro, Coimbra e Leiria, bem como em alguns pontos do interior Norte e Centro, tais como zonas e localidades situadas nos setores ocidentais dos distritos de Vila Real e de Viseu.

Como já é habitual nestas situações, a nebulosidade e a chuva ficam maioritariamente retidas nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e a oeste da Barreira de Condensação, ambas exercendo um importante efeito orográfico que força a precipitação a cair em maior quantidade nas regiões mais próximas ao litoral.

A cartografia sinóptica revela ainda que os valores de pluviosidade acumulada mais elevados nesse dia rondariam os 35 a 45 mm em certas zonas dos distritos supracitados.

Contudo, é importante relembrar que persiste alguma incerteza na distribuição e intensidade da chuva. O mais provável é que as próximas saídas dos modelos alterem a previsão no que concerne à quantidade e distribuição da precipitação no nosso país, uma vez que tudo dependerá da trajetória das depressões atlânticas e da abrangência das respetivas superfícies frontais em Portugal continental.

Deste modo aconselhamos a que se mantenha atento às próximas previsões, uma vez que aqui na Meteored Portugal continuaremos a monitorizar toda a situação meteorológica em relação a este episódio de chuva.