Amanhã, 28 de outubro, Portugal continental estará sob aviso amarelo de chuva: eis os 4 distritos mais afetados!

A última semana de outubro arranca com um ambiente mais outonal em Portugal. Amanhã, uma frente associada a uma depressão deixará chuva de norte a sul do país, prevendo-se localmente forte em vários distritos. Noutras regiões, o aspeto mais notável será a subida das temperaturas mínimas.

A última semana de outubro será marcada pela ocorrência de precipitação abundante de norte a sul da geografia de Portugal continental. De acordo com o modelo Europeu, a corrente de jato polar ficará mais forte e apontará em direção à Península Ibérica, sendo favorável à passagem de depressões cavadas e das frentes que lhes estão associadas.

No vídeo
Uma frente associada a uma depressão que se aproximará de Portugal continental deixará no Noroeste e no Centro do nosso país chuva localmente forte, acompanhada pontualmente de trovoadas. As temperaturas vão começar a subir com a gradual imposição dos ventos ábregos.

A esta configuração sinóptica acrescerá um fluxo predominante de ventos de Oeste e Sudoeste, os “ábregos”, que transportarão humidade abundante (rios atmosféricos) do Atlântico e reforçarão a precipitação mais exposta a esta circulação.

Uma frente vai provocar chuva de norte a sul, mas com mais abundância nestes 4 distritos

Amanhã, terça-feira 28 de outubro, os períodos de chuva ou aguaceiros chegarão às regiões do litoral, estendendo-se gradualmente às regiões do interior, devido a um sistema frontal associado a uma depressão. Não se exclui a possibilidade da depressão vir a receber nome.

Os mapas de referência da Meteored preveem que as primeiras chuvas entrem pelo litoral Oeste (distritos de Lisboa e Leiria) cerca das 04:00 da manhã, estendendo-se nas horas seguintes para norte - pelos distritos do litoral Norte e Centro (entre Coimbra e Viana do Castelo) - e para o interior, rumo a leste, para os distritos de Castelo Branco e Portalegre.

chuva Portugal
Vai chover com abundância de norte a sul de Portugal continental esta terça-feira (28).

Na primeira metade de terça-feira (28), entre a meia-noite e o meio-dia, a chuva será moderada, por vezes forte e geralmente frequente no litoral Norte e Centro, Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, sendo mais fraca e dispersa - sob a forma de aguaceiros - na Beira Alta, Beira Baixa e Alto Alentejo.

Na segunda metade do dia, entre o meio-dia e a meia-noite, a frente espalhar-se-á pelo resto do país, gerando novos períodos de chuva nas zonas supracitadas, bem como as primeiras vagas de precipitação no interior Norte e Centro, no resto do Alentejo e no Algarve. Adicionalmente, a cartografia sinóptica prevê ainda a possibilidade da chuva ser potencialmente acompanhada de trovoada nalgumas zonas do país.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Segundo os mapas de precipitação acumulada, nas 24 horas do dia de terça-feira, 28 de outubro, os distritos para os quais se prevê quantidades de chuva mais volumosas são: Santarém, Setúbal, Leiria e Porto, onde se estima mais de 40 mm nalgumas zonas destes distritos; seguidos dos distritos do Minho, do litoral Centro, da Beira Alta, Beira Baixa, Alto Alentejo e Barlavento Algarvio (entre 25 e 35 mm). No resto do país preveem-se valores inferiores a 25 mm, sendo que em muitas zonas nem aos 10 mm chegarão.

A nível oficial, todos os distritos do Continente estarão sob aviso amarelo de precipitação amanhã (28). Para esta - terça-feira, 28 de outubro -, o IPMA ativou aviso amarelo de precipitação para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, entre as 06:00 e as 21:00. Nos distritos de de Vila Real, Viseu e Guarda estará válido entre as 12:00 e as 21:00. Nos restantes distritos, correspondentes às regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, foram estabelecidos prazos mais abrangentes, que se estenderão até quarta-feira, dia 29.

De acordo com os mapas de precipitação acumulada da Meteored, nesta terça-feira 28 de outubro os distritos onde haverá maiores acumulados de precipitação serão: Santarém, Setúbal, Leiria e Porto, com mais de 40 mm nalgumas zonas destes distritos em apenas 24 horas.

Para os de Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro o aviso amarelo de precipitação estará válido entre as 12:00 de terça, 28 e as 15:00 de quarta, 29; nos de Santarém e Castelo Branco estará válido entre as 12:00 de terça, 28 e as 12:00 de quarta, 29; e no de Lisboa estará válido entre as 06:00 de terça, 28 e as 12:00 de quarta, 29.

As temperaturas mínimas vão subir significativamente nestas regiões

A circulação atlântica, com massas de ar muito temperadas e húmidas, favorecerá temperaturas amenas em grande parte do território a partir de amanhã, uma vez que esta configuração dificulta a chegada de massas de ar frio. Em vários distritos, as temperaturas noturnas serão consideravelmente mais elevadas do que hoje.

A depressão vai começar a impulsionar uma massa de ar mais ameno para o arquipélago da Madeira e Portugal continental.

Esta terça-feira (28) prevê-se que as temperaturas mínimas nos distritos das Regiões Norte e Centro registem uma subida entre 2 a 5 ºC. Isto será notório em distritos como o do Porto ou Viana do Castelo (passarão de 8 e 9 ºC de mínima hoje, para 13 e 12 ºC amanhã, respetivamente), mas também noutras zonas nortenhas e centrais mais distantes do mar, devido à crescente influência dos ventos húmidos e amenos de Sudoeste.

Quanto às temperaturas máximas, espera-se que a sul do Tejo sejam geralmente superiores a 20 ºC (podendo chegar até 25 ºC no Baixo Alentejo) - exceto na Beira Baixa -, sendo que a norte do referido rio situar-se-ão entre os 15 e 19 ºC.