Ventos até 90 km/h, chuva de 100 mm e ondas até 7 metros, os efeitos no Norte da tempestade mais adversa da semana

Nos próximos dias a passagem de uma depressão a norte da Península Ibérica trará mais chuva ao Norte e Centro de Portugal continental. Prevê-se que provoque também forte agitação marítima e vento intenso. Saiba as zonas mais expostas.
A circulação atmosférica no Atlântico Norte continua bastante dinâmica, com várias depressões a deslocarem-se ativamente de oeste para leste, associadas a uma corrente de jato que se intensificará sobre o norte da Península Ibérica. A passagem de uma depressão cavada a sul das Ilhas Britânicas provocará forte agitação marítima no litoral Norte entre quarta (22) e quinta-feira (23).
Em termos de área geográfica abrangida o Norte (e em particular as suas zonas montanhosas) será a região mais afetada pelo vento. Porém, as zonas montanhosas do Centro também estarão expostas a este temporal. Além disto, haverá ainda períodos de precipitação abundante.
Esta terça-feira (21) será marcada por períodos de chuva abundante no Norte e no Centro - grosso modo, nas regiões situadas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e em particular naquelas que se situam a oeste da Barreira de Condensação - e também por vento moderado de Sudoeste, com rajadas fortes (até 70 km/h) nas terras altas.
Rajadas até 90 km/h e forte agitação marítima nestes distritos do Norte, eis a fase mais crítica
Os mapas de referência da Meteored, baseados no modelo ECMWF, estimam que o período mais crítico do temporal de vento na Região Norte (e em algumas zonas do Centro) de Portugal continental, gerado pela passagem de uma depressão a sul das Ilhas Britânicas, ocorrerá entre as 18:00 de quarta-feira (22) e as 10:00 de quinta-feira (23).

Neste período de tempo prevê-se a ocorrência de rajadas entre 65 e 90 km/h nas zonas mais afetadas (locais montanhosos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança). No litoral e interior do distrito do Porto o temporal de vento será ligeiramente menos intenso (40 a 65 km/h).
O vento Oeste também vai provocar rajadas fortes em diversas zonas do Centro, nomeadamente na parte norte e oriental do distrito de Viseu (65 a 70 km/h), nas zonas montanhosas do distrito de Aveiro (65 a 70 km/h) e, sobretudo, nos municípios do distrito da Guarda que correspondem à Serra da Estrela (75 a 90 km/h).
É igualmente expectável uma forte agitação marítima na faixa costeira ocidental de Portugal continental, em particular a norte do Cabo Carvoeiro. Os mapas da Meteored antecipam uma altura máxima de onda entre os 4 e os 7 metros, a partir das 21:00 de quarta-feira, dia 22 e até as 18:00 de quinta-feira, dia 23 para o litoral Norte (litoral dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, sendo os minhotos os mais expostos, isto é, aqueles que poderão registar valores mais elevados).

Embora menos exposto ao temporal, também se espera que o litoral Centro seja afetado pela agitação marítima, sobretudo na zona litorânea entre o sul do distrito de Aveiro (Farol de Aveiro) e o Cabo Carvoeiro (distrito de Leiria). Durante este período as ondas poderão atingir uma altura máxima entre os 4,5 e os 5,5 metros.
100 mm de chuva acumulada previstos até ao fim de quinta-feira, dia 23, nesta zona
Até ao final do dia de quinta-feira (23) prevê-se que continuem a surgir períodos de precipitação abundante, intercalados com algumas boas abertas. De acordo com os nossos mapas de precipitação acumulada, até às 22:00 de quinta-feira, 23 de outubro, espera-se que as zonas mais afetadas pela chuva sejam o Parque Nacional da Peneda-Gerês (serras e montanhas dos distritos de Viana do Castelo e Braga) - onde se preveem até 100 mm, e a parte do distrito da Guarda correspondente à Serra da Estrela - onde estão previstos até 75 mm.

Para os dias que se seguem - sexta-feira (24) e sábado (25) - espera-se que um novo rio de humidade subtropical reforce a precipitação gerada pelas frentes de uma depressão situada a oeste de Portugal continental, voltando a provocar mais períodos de chuva abundante no Norte e no Centro, mas nesta ocasião com mais propensão a cair na região Centro (distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e em particular nas zonas montanhosas destes distritos). Nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela choverá de forma fraca e esporádica.