Portugal será afetado por várias depressões na próxima semana, mas uma poderá ser mais expressiva: quando deverá chegar?

Depois de terça e quarta-feira podermos ser atingidos por uma depressão que deverá resultar em chuva em boa parte do território, eis que logo em seguida, poderemos ser afetados por uma tempestade, também associada a um centro de baixas pressões.

Como temos vindo a avançar, o nosso modelo de confiança, ECMWF, aponta para a chegada de várias frentes de instabilidade ao nosso país, nos próximos dias. Frentes estas associadas a centros de baixa pressão, que resultam em condições de tempo adverso, como chuva, vento e agitação marítima.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Ainda que os próximos dias se adivinhem chuvosos, especialmente no arranque da próxima semana, há indício de que estas condições poderão piorar a partir das últimas horas de quarta-feira, ou primeiras de quinta-feira (dia 30 de outubro), com a aproximação de uma tempestade atlântica, associada a uma depressão que se deverá deslocar em direção às Ilhas Britânicas.

Ainda que possa ser mais intensa, esta tempestade deverá atravessar o país rapidamente

Ao contrário da depressão que vai afetar Portugal continental a partir das primeiras horas da madrugada de terça-feira, dia 28, e deverá persistir até ao final do dia de quarta-feira, dia 29, podendo resultar em períodos de chuva, por vezes, forte em vários pontos do país, de Norte a Sul, esta tempestade que poderá chegar na quinta-feira, dia 30, deverá dissipar-se também até ao final do mesmo dia.

velocidade do vento a 300 hpa (cerca de 9000 metros de altitude)
Segundo a mais recente atualização do nosso modelo de confiança, na próxima quinta-feira, dia 30 de outubro, poderemos ser afetados por uma tempestade que poderá resultar em chuva, vento e agitação marítima.

A partir das últimas horas da madrugada e primeiras horas da manhã de quinta-feira, os efeitos associados a esta tempestade poderão começar a sentir-se, especialmente no noroeste do país, com o aumento da velocidade de rajada de vento, que depressa se estenderá a uma boa parte do país.

Entre as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde, poderão ser registadas rajadas com velocidade até 100 km/h no noroeste e até 90 km/h noutras regiões do litoral Norte e Centro, especialmente nas zonas mais elevadas.

Também a chuva e a agitação marítima poderão ter uma duração curta

Quanto à chuva, como podemos observar no mapa abaixo, deverá cobrir praticamente toda a nossa geografia continental, com períodos de chuva moderada a forte.

chuva prevista
O período mais crítico, em rela��ão à chuva, segundo a atual informação do ECMWF, poderá ser entre as últimas horas da manhã e as últimas horas da tarde de quinta-feira.

Até ao final do dia de quinta-feira, esperam-se acumulações de precipitação acima dos 100 mm em vários locais a Oeste da Barreira de Condensação. Os distritos que poderão registar a maior quantidade de chuva acumulada deverão ser Braga, Porto e Aveiro.

Em relação ao mar, a zona costeira com maior agitação poderá ser a do noroeste, com altura máxima de onda esperada de cerca de 6 metros. No entanto, e tendo em conta a distância temporal até este dia, aconselhamos que se mantenha atento às próximas atualizações, pois com a atmosfera mais dinâmica, torna-se mais difícil a previsão a médio e longo prazo.