Amanhã, 29 de outubro, a chuva vai alastrar por 4 regiões de Portugal: prevê-se até 68 mm de precipitação acumulada

A aproximação de uma depressão está a resultar em chuva em diversos pontos do país, que se poderá alastrar nas próximas horas. Para amanhã, esperam-se períodos de chuva forte no Sul, aquando a passagem desta depressão pelo continente.
O dia de hoje, terça-feira, amanheceu cinzento e chuvoso em boa parte da faixa litoral Norte e Centro. Com o passar das horas, é expectável que a chuva se comece a intensificar e alastrar, principalmente na região Sul do país.
Este episódio de chuva deverá persistir ao longo da madrugada e dia de amanhã, quarta-feira, onde poderá resultar em mais períodos de chuva forte, também para o Sul do país, especialmente no Alentejo.
Estas são as quatro regiões onde a chuva poderá ser mais intensa amanhã, dia 29
As primeiras horas da madrugada de quarta-feira, dia 29, contarão com chuva moderada a forte em vários pontos do Norte e Centro. Com o passar do tempo, a mesma regressa ao Sul do país, à medida que o centro de baixa pressão se aproxima do território, resultando em descargas de cerca de 10 mm de chuva por hora em vários pontos do Alentejo e Algarve.

Com isto, os distritos de Beja, Évora, Faro e Setúbal estarão sob aviso laranja de chuva, entre as 3h e as 15h de amanhã. Beja e Faro contarão ainda com aviso amarelo de trovoada entre a meia-noite e as 15h também de amanhã. Faro também conta com aviso amarelo de vento, que alerta para vento do quadrante sul, com rajadas da ordem de 70/80 km/h, em especial no litoral e nas serras, segundo o IPMA. Este último aviso estará em vigor entre as 6h e as 15h de amanhã.
As primeiras horas da manhã serão as mais críticas no litoral algarvio e alentejano, com descargas até 13 mm no Barlavento Algarvio, por hora. Com o passar do tempo, esta chuva irá mover-se para nordeste, afetando o interior alentejano e o Ribatejo, assim como a Beira Interior, ainda que com menor intensidade.
Por fim, espera-se que até ao final do dia, a região com maior acumulação de precipitação seja o Alentejo, com valores a ultrapassar os 68 mm. No entanto, é esperado que a partir das últimas horas da tarde a chuva se dissipe do continente português.
Trégua será "sol de pouca dura"
Esta dissipação poderá durar até ao dia seguinte, quinta-feira, ainda que durante a madrugada e a manhã desse dia se possam registar alguns aguaceiros fracos na faixa litoral Norte e Centro.
Estes aguaceiros estarão associados a uma frente fria, que, por sua vez, está associada a uma depressão situada a oeste das Ilhas Britânicas, que deverá atingir Portugal Continental a partir das últimas horas do dia de quinta-feira, resultando numa madrugada e dia de sexta-feira bastante chuvoso.