A próxima grande tempestade atlântica vai formar-se na terça-feira, dia 28, e vai afetar Portugal

A primeira parte da próxima semana será marcada pela chegada de uma depressão que poderá resultar em chuva, vento e agitação marítima. Conheça as áreas potencialmente mais afetadas!
Para os amantes de chuva e tempo mais fresco, o dia de amanhã, sábado (25), será perfeito, especialmente para quem vive na região Norte do país. Ainda que hoje, sexta-feira, se esperem alguns períodos de chuva fraca a moderada, essencialmente no Centro do país, é esperado que nas primeiras horas da madrugada de amanhã a chuva regresse com maior intensidade.
Uma nova linha de instabilidade irá dar entrada na zona de Aveiro, com possibilidade de originar períodos de chuva forte nas áreas adjacentes ao distrito. Esta "mancha" de precipitação, irá percorrer a nossa geografia de Oeste para Este. Mais tarde, a região do Ribatejo e outros distritos como Coimbra, também poderão contar com chuva forte, não se descartando a possibilidade de trovoada.
IPMA emite aviso amarelo para os Açores e para 10 distritos do continente
Desta forma, os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Viseu, assim como os três grupos de ilhas dos Açores, estarão sob aviso amarelo devido à precipitação, por vezes, forte e possibilidade de trovoada, segundo o IPMA. Este aviso estará em vigor a partir da meia-noite de amanhã, dia 25, para os distritos de Aveiro, Coimbra, Porto e Viseu. Para os restantes, entra em vigor às 6h da manhã do mesmo dia e permanecerá em vigor até às 15h.

Para além disto, registar-se-á uma diminuição dos valores máximos de temperatura, especialmente no Norte e Centro do país, onde os termómetros não deverão ultrapassar os 18 ºC no Norte e os 22 ºC no Centro.
No domingo a chuva chega ao Sul do país
Nas primeiras horas da madrugada de domingo, é expectável que a chuva se dissipe do Norte do país, mantendo-se na região Centro, com períodos de chuva fraca a moderada. Com o passar das horas, a mesma poderá estender-se ao Sul do país, afetando uma boa parte do Alentejo e Algarve, podendo, o Barlavento Algarvio contar com períodos de chuva forte.
Quanto às temperaturas, as mesmas poderão aumentar no Norte e Centro, mas vão diminuir no Sul do país, esperando-se assim, um dia mais outonal nesta região. As cidades mais quentes do território para domingo, dia 26, deverão ser Lisboa e Coimbra, com máxima de 22 ºC.
Semana arranca com mais chuva, com tendência a piorar na terça-feira, dia 28
Com o mesmo mote do dia anterior, segunda-feira, dia 27, poderá contar com alguns períodos de chuva moderada a forte nas regiões Centro e Sul do país, podendo ser mais expressiva na região Centro, não devendo a mesma afetar o Norte.
Quanto às temperaturas, as mesmas deverão manter-se sem grandes variações, mostrando valores menores nas regiões montanhosas do Norte e Centro do país, sendo que o resto do território se mantenha com valores agradáveis, na ordem dos 20 ºC/ 21 ºC.

É estimado que logo nas primeiras horas da manhã de terça-feira, dia 28, uma nova depressão se aproxime da nossa geografia continental, originando mais chuva em todo o país, como podemos observar no mapa acima. Esta tendência poderá repetir-se na quarta-feira, com a chuva a afetar a maior parte do território continental, devendo dissipar-se a partir das últimas horas desse dia (29).
Para além da chuva, espera-se vento e agitação marítima
Esta ocorrência de precipitação poderá ser moderada a forte, e deverá resultar em acumulações superiores a 100 mm até ao final do dia de quarta-feira. Segundo a mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, estima-se que as zonas mais afetadas, neste caso, com valor mais elevado de acumulação de precipitação, sejam a zona da Serra da Estrela, com pouco mais de 93 mm acumulados, o Litoral Oeste com valores até 125 mm, o Ribatejo com cerca de 110 mm e a costa sul do Algarve com quase 130 mm.
Para além da chuva mais abrangente, as temperaturas voltam a diminuir, principalmente na terça-feira, onde apenas Braga, Coimbra e Lisboa poderão registar 20 ºC de máxima e Faro poderá chegar aos 21 ºC. Na quarta, os valores voltam a diminuir no Norte, mas poderão aumentar ligeiramente no Sul, ainda que a cidade mais quente (Lisboa) não deva ultrapassar os 22 ºC.
Entre terça e quarta-feira também poderá haver um aumento da velocidade de rajada, ainda que os valores mais elevados possam ser registados no Algarve, com rajadas até 60 km/h, na quarta-feira. Para além disto, o mar também se tornará mais agitado, ainda que com mais expressão no Sul do país, podendo a altura máxima de onda chegar aos 4/5 metros na costa algarvia, nas últimas horas da manhã de quarta-feira.