Esta semana Portugal será o país mais chuvoso da Europa

Uma sucessão de frentes associadas a diversas depressões, vão atingir Portugal ao longo dos próximos dias, resultando em muita chuva. Confira aqui a previsão!
Como temos vindo a avançar, esta semana espera-se bastante chuvosa em boa parte da nossa geografia continental. O IPMA elevou todos os distritos a aviso amarelo de precipitação, sendo que Beja, Évora, Setúbal e Faro contam com o mesmo aviso para hoje, a partir das 12h, em vigor até às 21h. Os restantes avisos estarão em vigor a partir das 6h de amanhã, dia 28, e assim permanecerão até às 21h.
O Grupo Oriental dos Açores, assim como as Regiões Montanhosas e a Costa Sul da Madeira, também estão sob aviso de precipitação em vigor até amanhã, ao final do dia. Estes avisos adivinham a instabilidade que se deverá fixar a partir de amanhã, devido à chegada de diversas frentes frias associadas a depressões.
Terça-feira trará consigo a chegada de uma depressão a Portugal Continental
Ainda durante a madrugada de amanhã, a chuva poderá dar entrada no território continental, pela área da Grande Lisboa, com períodos de chuva fraca a moderada. No entanto, com o passar das horas, a chuva poderá estender-se para Norte, com períodos de chuva, por vezes, forte. Ao longo da tarde, é expectável que a chuva alcance todas as regiões, incluindo o Sul, podendo inclusive originar episódios de chuva forte no Barlavento Algarvio e no Alentejo.

Esta instabilidade deverá persistir até ao final da tarde de quarta-feira, dia 29, onde se espera que entre as primeiras horas da manhã e as primeiras da tarde, este centro de baixa pressão atravesse a nossa geografia continental, através da região Sul, resultando em ocorrência de precipitação forte para o Alentejo, Algarve e Península de Setúbal.
Na quinta-feira, poderemos ser afetados por uma frente fria
Segundo a mais recente atualização do nosso modelo de confiança, ECMWF, a partir do meio da tarde, poderemos ser afetados por uma frente associada a uma depressão que se irá dirigir para Norte, situando-se a oeste das Ilhas Britânicas.
Esta frente deverá descarregar bastante chuva ao final da tarde na região a oeste da Barreira de Condensação, com especial intensidade no Minho e Douro litoral, como podemos observar no mapa abaixo.

No entanto, e ainda que a mesma perca força, é esperado que a chuva se possa estender ao Sul do país, já de forma fraca a moderada, devendo persistir de forma pontual, em diversos locais de Norte a Sul, durante o dia de sexta-feira, dia 31.
Fim de semana contribuirá para uma maior acumulação de precipitação
Ainda que faltem alguns dias para o fim de semana de 1 e 2 de novembro, os nossos mapas apontam para dias com bastante chuva, também associada a uma frente ativa.
É esperado que logo no arranque da madrugada de sábado, a chuva se intensifique no noroeste do país, sendo que ao início da manhã esta intensificação se alastre para o resto do litoral Norte e Centro, abrangendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.

Nas horas seguintes, estes períodos de chuva forte poderão ocorrer nos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Leiria, onde poderão persistir nas horas seguintes. Já no início da madrugada de domingo, espera-se a ocorrência de chuva forte também no Ribatejo, especialmente no distrito de Santarém.
O mapa acima, mostra-nos, segundo o ECMWF, a acumulação de precipitação esperada para Portugal Continental, à meia-noite de domingo, dia 2 de novembro. Tal como conseguimos perceber, uma boa parte das regiões Norte e Centro poderão ultrapassar os 100 mm de acumulação, sendo que, especialmente, nas áreas mais elevadas do Norte e Centro, estes valores poderão ultrapassar os 200 mm, fazendo de Portugal o país europeu com maior acumulação de precipitação ao longo da semana.
Já em relação ao GFS, modelo de previsão americano, ainda que não tenhamos uma previsão tão alargada, o mesmo mostra uma tendência para maior acumulação no noroeste do país e menor impacto no Ribatejo e regiões montanhosas do Centro. No entanto, e como convém frisar, este tipo de previsões contêm uma margem de erro relativamente elevada, pelo que é importante mantermo-nos a par de todas as atualizações diárias, em tempo.pt.