
O tempo de verão anómalo continua! Amanhã as temperaturas voltam a baixar numa tendência que se prolongará pelo fim de semana. Além disso, a chuva vai regressar a uma boa parte de Portugal continental. Confira a previsão!
O tempo de verão anómalo continua! Amanhã as temperaturas voltam a baixar numa tendência que se prolongará pelo fim de semana. Além disso, a chuva vai regressar a uma boa parte de Portugal continental. Confira a previsão!
Apelidada de "polvo do deserto" por causa do comprimento que as suas folhas exibem, muito semelhantes a tentáculos, e detentora de um aspeto desgrenhado, incolor e seco, a welwitschia mirabilis é famosa em Angola e na Namíbia pela sua invejável longevidade. Conheça a história da planta "imortal"!
Agosto arrancou com vento moderado, temperaturas mais baixas que o habitual e um domingo preenchido por chuva numa boa parte do território. O tempo esta semana em Portugal seguirá a mesma tendência, ou voltará o calor abrasador? Contamos-lhe tudo aqui!
As trombas de água são bem conhecidas na nossa costa. A facilidade com que geram ventos de furacão e a sua difícil previsão fazem delas um dos fenómenos meteorológicos singulares mais marcantes. Aqui falamos sobre este fenómeno peculiar e as suas características.
Vamos ter dias de calor, naturalmente, mas o nosso modelo de referência não antecipa períodos de temperaturas anormalmente quentes e, além disso, alguns dias serão preenchidos por chuva e atividade elétrica. Será agosto de frio no rosto? Confira a previsão!
Melhores previsões meteorológicas, sistemas de alerta precoce e informação climática - os chamados serviços hidrometeorológicos - salvariam 23.000 vidas por ano e poderiam gerar benefícios anuais de pelo menos 162 mil milhões de dólares, segundo estima um novo relatório. Contamos-lhe mais aqui!
Cientistas identificam os danos climáticos que os javalis estão a provocar nos cinco continentes. A enorme libertação de CO2 por parte destes animais selvagens pode converter-se numa séria ameaça para o clima. Saiba tudo aqui!
A partir de sexta-feira, a chegada de uma massa de ar frio do Atlântico trará mudanças ao estado do tempo em Portugal. Vem aí chuva e descida significativa das temperaturas. Onde assumirá maior expressão esta situação meteorológica? Confira a previsão!
Após um fim de semana bastante quente, a descida térmica prevista confirmou-se. E agora? Voltará o calor tórrido ou esperamos algo diferente para esta semana? Tudo indica que a chuva poderá regressar. Confira tudo aqui!
As nuvens mesosféricas polares ou noctilucentes têm origem na alta atmosfera, razão pela qual são vistas à noite. Embora surjam principalmente nas regiões polares e subpolares, o seu aparecimento em latitudes médias pode servir como um indicador das alterações climáticas.
A chuva de estrelas Delta Aquáridas não tarda em iluminar o céu noturno, e para os amantes da Astronomia, isso será fantástico. Para além disso, ao longo do verão, nas condições certas também poderemos desfrutar das Perseidas. Não perca a oportunidade!
Em 10 de julho de 1913, no Vale da Morte, Califórnia (EUA), foi registada oficialmente a temperatura mais elevada da Terra, num recorde que perdura até aos nossos dias. Embora ainda sirva como referência, este registo levanta alguma controvérsia entre os meteorologistas.
O tempo estável vai conjugar-se com a chegada de uma massa de ar africana que deixará temperaturas muito elevadas nos próximos dias. Máxima precaução com o calor extremo, por risco de desidratação e incêndio florestal, especialmente no sábado. Confira a previsão!
Se até agora os dias estivais têm sido amenos, esta situação mudará em breve. No próximo fim de semana, o primeiro episódio de calor tórrido atingirá algumas regiões de Portugal continental, com os termómetros a atingir os 43 ºC! Até quando durará? Saiba mais aqui!
A semana inicia amena e com chuviscos numa boa parte do país. Mas, apesar do aumento suave e efémero das temperaturas nos próximos dias, nada se compara com o calor previsto para sábado e domingo. Se se confirmar, algumas localidades poderão chegar aos 43 ºC!
Incêndio florestal assola o Chipre, país que completamente desesperado perante este trágico cenário já recorreu ao auxílio da União Europeia. Pelo menos quatro mortes causadas pelas labaredas que já consumiram cerca de 50 km2 na área montanhosa de Troodos. Veja as imagens e toda a informação aqui!
Para o primeiro fim de semana de julho estão previstas temperaturas mais frescas, abaixo dos 25 ºC numa boa parte do país, sendo que apenas em pontos da região Centro, Alentejo e Algarve fará mais calor. Além disso, prevê-se o regresso da chuva a território nacional. Confira a previsão!
Um pouco por toda a Europa vão-se multiplicando os episódios de tempo severo, e, desde França, da região de Plombières-les-Bains, departamento de Vosges, chegam imagens impressionantes de uma chocante tempestade que chegou a deixar 80 cm de granizo acumulado. Confira!
E se até agora o verão climatológico não tem sido caracterizado pelo calor intenso, parece que a tendência vai manter-se em julho, que promete até ser mais fresco do que o normal, de acordo com algumas previsões. Contamos aqui o que pode esperar para as próximas semanas.
A semana será amena e bastante condicionada pela presença das nortadas. Desta forma, o calor intenso terá dificuldades em instalar-se no nosso país até que, nos primeiros dias de julho, a situação poderá mudar. O que vai acontecer? Confira a previsão!