Amanhã será o dia mais gélido, proteja-se assim do ar polar!

Graças à chegada do ar polar esta sexta-feira, Portugal continental vai registar temperaturas gélidas nos próximos dias. Quase todo o país estará sob aviso amarelo devido ao tempo frio. Por isso mesmo, preparámos-lhe aqui o conjunto de medidas a adotar para se proteger adequadamente do frio!

agasalho; inverno; tempo frio;
O tempo frio vai agravar-se nos próximos dias. Sábado será um dos dias mais gélidos. Contamos-lhe aqui o conjunto de medidas que pode adotar para se proteger adequadamente do frio.

Graças à incursão de uma massa de ar frio polar continental, associada ao forte bloqueio anticiclónico que está completamente estacionado sobre as Ilhas Britânicas e não mostra sinais de quebra, o tempo frio vai agravar-se ao longo dos próximos dias em Portugal continental. Quase todo o país estará sob aviso amarelo (15 distritos) devido às temperaturas gélidas, tanto as diurnas como as noturnas.

A acrescentar a estes aspetos (altas pressões e massa de ar polar continental), existem mais fatores que contribuem para o desconforto térmico: o vento de Leste que ao soprar com mais força intensificará a sensação de frio - deixando os avisos amarelos em vigor em 15 distritos do país graças ao tempo frio pelo menos até domingo 22, - (exceto Lisboa, Beja e Faro); e, não esquecendo também o peculiar e complexo revelo ibérico que, por se situar numa Península, esta acaba por agir como um mini-continente e armazena o ar frio, que ao acumular-se dia após dia, se torna num autêntico “congelador”.

As temperaturas mínimas ficarão abaixo dos 0 ºC durante vários dias em imensas localidades do interior das Regiões Norte e Centro, tais como Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. Nalguns casos poderão cair acentuadamente para os -5 ºC.

No entanto, não há razão para se entrar em alarmismos. Há sim, que realçar os cuidados a ter com a saúde, especialmente numa estação do ano em que do ponto de vista climatológico o inverno está a atingir o seu auge (mês de janeiro). Não menos importante, salientar a vulnerabilidade do nosso organismo às doenças sazonais e respiratórias, tais como a gripe e também ao agora famigerado Covid-19.

No fim de contas, estamos no inverno e o frio, associado a baixas temperaturas e aos já mencionados aspetos meteorológicos, é a sua principal característica. Para estes próximos dias em que estaremos sob aviso amarelo devido ao tempo frio, contamos-lhe como adotar os melhores cuidados possíveis, tanto em casa como na rua.

O frio, os seus riscos para a saúde e as medidas a adotar para nos protegermos

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), o frio pode tornar-se na a causa de morte por hipotermia, sobretudo em grupos de pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos. Esta entidade alerta também para o risco elevado de aparecimento de doenças como a gripe, pneumonia, bronquite ou agravamento de doenças crónicas de carácter respiratório ou cardíaco. O frio pode também causar acidentes rodoviários, quedas derivadas do gelo e incêndios devido ao uso incorreto ou mau funcionamento de lareiras ou de outros sistemas de aquecimento.

Para se proteger do frio, adote as seguintes medidas:

  • Proteja nariz e boca para impedir a entrada de ar frio nos pulmões;
  • Cubra as extremidades e também a cabeça;
  • Use roupa própria para o inverno (luvas, gorro, cachecol e calçado quente e adequado), de preferência com várias camadas, folgada e feita de algodão e fibras naturais;
  • Evite a exposição prolongada ao frio em espaços exteriores e o esforço físico;
  • Se for conduzir adote uma postura defensiva devido à possibilidade de gelo no pavimento;
  • Evite caminhar sobre o gelo;
  • Mantenha-se seco;
  • Hidrate-se, preferencialmente com bebidas quentes;
  • Se tiver lareira em casa não deixe que o monóxido de carbono se acumule pelo perigo de intoxicação, abrindo uma janela ocasionalmente para que haja renovação do ar. Limpe a chaminé se necessário;
  • Não use fogareiro a carvão;
  • Mantenha a temperatura da sua casa entre os 19 ºC e os 22 ºC;
  • Promova a boa circulação do ar;
  • As botijas de água quente devem ser utilizadas com prudência, para evitar o risco de queimaduras;