
Após um fim de semana bastante quente, a descida térmica prevista confirmou-se. E agora? Voltará o calor tórrido ou esperamos algo diferente para esta semana? Tudo indica que a chuva poderá regressar. Confira tudo aqui!
Após um fim de semana bastante quente, a descida térmica prevista confirmou-se. E agora? Voltará o calor tórrido ou esperamos algo diferente para esta semana? Tudo indica que a chuva poderá regressar. Confira tudo aqui!
As nuvens mesosféricas polares ou noctilucentes têm origem na alta atmosfera, razão pela qual são vistas à noite. Embora surjam principalmente nas regiões polares e subpolares, o seu aparecimento em latitudes médias pode servir como um indicador das alterações climáticas.
A chuva de estrelas Delta Aquáridas não tarda em iluminar o céu noturno, e para os amantes da Astronomia, isso será fantástico. Para além disso, ao longo do verão, nas condições certas também poderemos desfrutar das Perseidas. Não perca a oportunidade!
Em 10 de julho de 1913, no Vale da Morte, Califórnia (EUA), foi registada oficialmente a temperatura mais elevada da Terra, num recorde que perdura até aos nossos dias. Embora ainda sirva como referência, este registo levanta alguma controvérsia entre os meteorologistas.
O tempo estável vai conjugar-se com a chegada de uma massa de ar africana que deixará temperaturas muito elevadas nos próximos dias. Máxima precaução com o calor extremo, por risco de desidratação e incêndio florestal, especialmente no sábado. Confira a previsão!
Se até agora os dias estivais têm sido amenos, esta situação mudará em breve. No próximo fim de semana, o primeiro episódio de calor tórrido atingirá algumas regiões de Portugal continental, com os termómetros a atingir os 43 ºC! Até quando durará? Saiba mais aqui!
A semana inicia amena e com chuviscos numa boa parte do país. Mas, apesar do aumento suave e efémero das temperaturas nos próximos dias, nada se compara com o calor previsto para sábado e domingo. Se se confirmar, algumas localidades poderão chegar aos 43 ºC!
Incêndio florestal assola o Chipre, país que completamente desesperado perante este trágico cenário já recorreu ao auxílio da União Europeia. Pelo menos quatro mortes causadas pelas labaredas que já consumiram cerca de 50 km2 na área montanhosa de Troodos. Veja as imagens e toda a informação aqui!
Para o primeiro fim de semana de julho estão previstas temperaturas mais frescas, abaixo dos 25 ºC numa boa parte do país, sendo que apenas em pontos da região Centro, Alentejo e Algarve fará mais calor. Além disso, prevê-se o regresso da chuva a território nacional. Confira a previsão!
Um pouco por toda a Europa vão-se multiplicando os episódios de tempo severo, e, desde França, da região de Plombières-les-Bains, departamento de Vosges, chegam imagens impressionantes de uma chocante tempestade que chegou a deixar 80 cm de granizo acumulado. Confira!
E se até agora o verão climatológico não tem sido caracterizado pelo calor intenso, parece que a tendência vai manter-se em julho, que promete até ser mais fresco do que o normal, de acordo com algumas previsões. Contamos aqui o que pode esperar para as próximas semanas.
A semana será amena e bastante condicionada pela presença das nortadas. Desta forma, o calor intenso terá dificuldades em instalar-se no nosso país até que, nos primeiros dias de julho, a situação poderá mudar. O que vai acontecer? Confira a previsão!
A tempestade tropical "Enrique" transforma-se no primeiro furacão da temporada 2021, de um total de 5 tempestades nomeadas que já se formaram no Pacífico e ameaça a costa oeste do México. Confira aqui os riscos e efeitos previstos!
Demorou a chegar, mas já temos o verão entre nós. As temperaturas vão registar uma subida nesta segunda metade da semana, e parece que julho poderá começar com imenso calor em quase todo o país. Contamos-lhe aqui as últimas novidades.
Na noite de 24 de junho vamos ter a oportunidade de observar a última Superlua deste ano, e que conta com um nome muito atrativo. Mas a Lua será realmente rosa ou vermelha? Confira aqui todos os detalhes deste evento astronómico!
Damos as boas-vindas ao verão astronómico com previsão de alguma chuva no Norte e no Centro e temperaturas frescas, devido a uma descarga de ar frio. O que vai acontecer no resto da semana? Contamos mais aqui!
O solstício de verão assinala o arranque da estação no hemisfério norte e ocorrerá amanhã às 04 horas e 32 minutos. É um momento celebrado há vários séculos e Stonehenge é um dos principais locais. Conheça a ciência, história, tradições e festividades associadas a este fenómeno!
Hoje e amanhã o tempo adverso atingirá o seu auge, com chuva forte, trovoada e possível queda de granizo, um pouco por todo o país. Há risco de inundações locais. Depois, a chuva continuará sem dar tréguas. Confira a previsão para o fim de semana!
Para as próximas semanas o calor e as trovoadas deixam de ser os principais destaques, com as temperaturas a baixarem em todo o país. Também se espera uma mudança no padrão da precipitação, será intensa? Confira aqui a previsão!
O Dia Mundial do Vento, conhecido a nível mundial por Global Wind Day, celebra-se anualmente a 15 de junho. Neste dia estimula-se as pessoas a descobrirem o vento: do seu poder à sua importância energética e ambiental, bem como as principais vantagens. Saiba mais aqui!