tempo.pt

Tempestade "Diomedes": forte nevão deixa pelo menos um morto na Grécia

Nos últimos dias a Tempestade “Diomedes” causou vários problemas na Grécia, deixando fortes nevões e chuvas torrenciais. Lamentavelmente, morreu pelo menos uma pessoa, havendo também um desaparecido. Confira as imagens impressionantes do evento!

Um sistema de baixas pressões que se encaminhava para a Grécia nos últimos dias foi nomeado, sendo conhecido como Tempestade "Diomedes". Esta tempestade gerou fortes nevões e chuva torrencial em várias regiões da Grécia na passada quarta-feira, 12 de janeiro, com avisos meteorológicos de tempo adverso em vigor também esta quinta-feira. Infelizmente, esta tempestade deixou pelo menos 1 morto e 1 desaparecido.

Os navios nos portos do Pireu, Rafina e Lavrio tiveram de ficar atracados graças aos ventos fortes de até 10 na escala de Beaufort. As rotas de ferry Agia Marina-Nea Styra (Évia), Kavala-Prinou Thassos e Alexandroupoli-Samotrácia continuam encerradas e os passageiros foram aconselhados a contactar as autoridades portuárias locais ou os seus agentes de viagem antes de partirem.

Chuva ou neve foi caindo nas áreas montanhosas e semi-montanhosas do norte da Grécia, com temperaturas a oscilar entre os 1 ºC e 6 ºC. A neve foi caindo na região do Épiro com temperaturas bastante baixas, tal como na região da Ática. Em Salónica, ocorreu o mesmo: ambiente gélido acompanhado de queda de neve.

A “Diomedes” colocou as autoridades gregas de proteção civil em alerta máximo desde terça-feira à noite. Graças a isso, foram enviadas para a região 100 máquinas de remoção de neve para manter as estradas principais acessíveis. As estradas nas regiões de Emátia, Pieria e Chalkidiki estão encerradas ao trânsito. Além da neve, há algumas estradas locais que, devido ao frio extremo, foram afetadas pela formação de gelo.

De acordo com o Observatório Nacional de Atenas e o Meteo.gr na estação de Portaria (Tessália), 340 mm de precipitação foram registados apenas em 16 horas, o que equivale a um ano de precipitação em Atenas.