Depressão Barra trouxe neve a algumas regiões da Península Ibérica

A depressão Barra não atingiu diretamente a Península Ibérica, mas provocou efeitos colaterais pelo caminho. Tal como se previa, esta quarta-feira houve queda de neve em várias regiões ibéricas, incluindo serras e localidades do extremo norte de Portugal continental e a Serra da Estrela. Confira as imagens!

Após a chuva descarregada ontem pelas frentes associadas à Depressão Barra, o transporte de uma massa de ar frio posterior na circulação da referida tempestade, não só provocou uma descida das temperaturas, mais notória nos territórios do interior e nas áreas montanhosas, como também os remanescentes de precipitação assumiram a forma de neve em muitos territórios da Península Ibérica.

Neste feriado 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, os habitantes foram presenteados pela atmosfera que tingiu o solo de branco nas localidades do Alto Minho (Melgaço), do Alto Trás-os-Montes (Vinhais), do Alto Tâmega (Montalegre) e da Serra da Nogueira. Hoje a cota da neve parece situar-se cerca dos 800 metros de altitude, tendo caído em lugares como Lagomar, Bragança.

Em Portugal continental, como já é habitual, para que ocorra queda de neve têm de existir condições favoráveis à precipitação da mesma: temperaturas muito baixas e precipitação, o que é bastante condicionado pelo efeito da proximidade ao mar e por razões orográficas.

Também na Serra da Estrela (Guarda e Castelo Branco), a montanha mais alta de Portugal continental, localizada no Centro do país, houve formação de gelo e queda de neve nos pontos mais elevados.

Em Espanha tem estado a nevar em regiões como as Astúrias (Oviedo), León, Ávila, entre muitas outras, a cotas médias e altas. Algumas estradas e respetivos acessos já se encontram encerrados.