Feriados com tempo “louco” em Portugal: chuva e nortadas!

Após um fim de semana gélido, muitas pessoas já estão de olhos postos na situação meteorológica dos feriados de dezembro. Poderá nevar de novo nas terras altas ou o anticiclone voltará a impor-se? Confira a previsão!

chuva; inverno; dezembro; estado do tempo;
O que podemos esperar da chuva para os próximos dias em Portugal continental?

No fim de semana, especialmente no sábado, houve queda de neve nas terras altas do extremo norte do país, como Montalegre, Serra do Soajo e Vinhais, onde o fluxo de norte associado a uma massa de ar ártica marítima favoreceu a retenção da precipitação esporádica do hidrometeoro branco nestes setores. Numa boa parte desta segunda-feira ainda houve registo de aguaceiros, sobretudo no litoral Norte e Centro.

Este ano, na Península Ibérica, é seguro afirmar que o inverno se adiantou, especialmente na vizinha Espanha, onde o temporal de frio, chuva e neve teve uma magnitude consideravelmente maior, mas, também em Portugal sentimos o frio intenso gerado pela sucessão de injeções de ar polar ou ártico na reta final do mês de novembro. E esta situação, irá manter-se no início de dezembro? Resta um par de dias para o feriado da Restauração da Independência, e muitas pessoas já estão atentas ao desenrolar do panorama meteorológico.

O sobe e desce das temperaturas e a chegada de frentes

Com base nas previsões do nosso modelo de confiança, o HRES-IFS do ECMWF, tudo aponta para que o anticiclone dos Açores condicione de forma considerável o estado do tempo que teremos a médio e longo prazo em Portugal continental, sendo o responsável por “canalizar” massas de ar de distinto cariz, dependendo da sua posição.

Para já, prevê-se que ao longo dos próximos dias regresse o fluxo zonal nas altas latitudes, com uma ou outra pequena ondulação que poderá resultar no aparecimento de uma pequena frente em praticamente todo o território entre quarta (feriado, dia 1) e quinta-feira. As temperaturas registaram uma subida assinalável esta segunda-feira, prevendo-se novo aumento na terça-feira, dia 30. No entanto, vão voltar a baixar entre quarta e sexta-feira, com a chegada de outra massa de ar polar, que se traduzirá em aguaceiros fracos, dispersos e intermitentes bem como numa descida evidente das temperaturas mínimas.

De momento, não se antecipa o retorno da neve a território continental. Todavia, a partir de quinta-feira dia 2, devido à continuidade do potente fluxo de norte (vento) e da chegada de uma nova massa de ar polar, a sensação térmica de frio vai intensificar-se, com presença de rajadas fortes nas terras altas e no litoral do Norte e do Centro, que poderão chegar até aos 60 km/h e de maneira muito pontual, ultrapassar esses valores. A Região Norte será a mais afetada pelo frio e pela provável formação de gelo e geadas.

Anticiclone a aproximar-se lentamente, mas a chuva está ‘ao virar da esquina’

Na sexta-feira (3) o estado do tempo deverá estar estável, com alguns períodos nublado e abertas, e chuviscos residuais apenas para o Litoral Norte. O anticiclone dos Açores irá gradualmente aproximar-se, apesar de que, entre sábado e domingo, devido ao aparecimento muito provável de um sistema frontal bastante ativo estão previstas ‘chuvadas’ localmente moderadas para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real.

Nas outras regiões do país a precipitação também é esperada, mas será fraca e menos persistente. No domingo o céu deverá continuar muito nublado e com chuviscos no litoral Norte, com períodos nublados e abertas no resto do país.

E o tempo para os primeiros dias da próxima semana, até ao feriado da Imaculada Conceição?

De acordo com o ECMWF, estão previstos mais aguaceiros para os dias 6, 7 e 8 (feriado Imaculada Conceição) no litoral Norte e Centro, embora com valores climatológicos consideravelmente abaixo do normal. No resto do país prevê-se pouca ou nenhuma precipitação. Também se espera vento muito forte na generalidade do país nestas datas, especialmente nos dias 7 e 8.

Nova vaga de aguaceiros na primeira metade da próxima semana, inclusive no dia 8 feriado da Imaculada Conceição. Espera-se também temperaturas mais baixas do que o normal na faixa costeira ocidental.

Quanto às temperaturas, para a primeira metade da próxima semana, poderão registar-se entre 1 a 3 ºC mais baixos do que o normal em toda a faixa costeira ocidental portuguesa, enquanto que no resto do país não se observam anomalias significativas. Contudo, é necessário realçar que a esta distância de dias, a incerteza projetada pelos modelos é enorme, ainda para mais numa fase de transição do outono para o inverno.

Açores e Madeira com cenários meteorológicos opostos

Após as chuvas torrenciais e inundações dos últimos dias, os Açores vão viver agora um período de grande estabilidade, pelo menos durante os primeiros 6 dias de dezembro, com céu nublado e abertas, não se prevendo grandes quantidades de precipitação. Depois disso, é possível que o cenário meteorológico possa alterar-se.

Quanto à Madeira, em grande parte do período considerado - 29 de novembro a 8 de dezembro - predominarão nortadas intensas e aguaceiros frequentes, prováveis na maioria dos dias.