A “pior tempestade em muito tempo" causa terríveis inundações em Malta

As inundações rápidas, derivadas de uma das “piores tempestades em muito tempo” na pequena ilha mediterrânica de Malta, provocaram numerosos estragos, tendo chovido de forma torrencial em apenas algumas horas o equivalente a um mês de precipitação. Espreite as impressionantes imagens!

Na quinta-feira passada, dia 25, Malta esteve mergulhada num autêntico temporal durante 24 horas, tempo suficiente para lançar o caos neste país. Na altura foi emitido um alerta laranja por chuvas fortes que deram origem a inundações rápidas e seus consequentes estragos em toda esta pequena ilha mediterrânica. O equivalente a um mês de chuva acabava de precipitar torrencialmente em apenas algumas horas. Segundo o Departamento de Proteção Civil maltês, esta foi uma das “piores tempestades em muito tempo”.

A intempérie foi tão grave que obrigou ao encerramento das estradas, vários carros foram arrastados pelas águas, semelhantes a autênticos rios, e outros tantos edifícios ficaram danificados. A Proteção Civil maltesa lançou um apelo à população para que evitasse áreas inundadas.

Uma das piores tempestades em muito tempo causou estragos em Malta, sendo que num dia choveu o equivalente a um mês.

As operações de resgate e salvamento protagonizadas por equipas da Proteção Civil, da Polícia e militares de Malta tiveram sucesso ao ajudarem várias pessoas que tinham ficado presas nas águas originadas pelas cheias. Em Burmarrad, um homem que ficara preso no seu carro, foi salvo por dois oficiais da Proteção Civil, que com bastantes dificuldades, lograram transportá-lo para um local seguro com recurso a um helicóptero das Forças Armadas de Malta. Quatro pessoas tiveram de refugiar-se no tejadilho de um veículo encurralado nas águas da inundação em Salina, antes de finalmente serem resgatadas.

De acordo com os números oficiais do serviço de meteorologia de Malta, "uma média de 74,6 mm de chuva caiu, com uma estação meteorológica em Selmun a medir 107,6 mm em 24 horas. Isto está acima do normal para todo o mês de novembro, que costuma registar uma precipitação média de 90 mm".