O exercício FÉNIX 25 decorre ao logo desta semana em vários pontos da cidade. Saiba aqui onde vão ser montados os cenários para responder a vários eventos como tsunamis, colapsos de edifícios ou resgates em grandes áreas.
O exercício FÉNIX 25 decorre ao logo desta semana em vários pontos da cidade. Saiba aqui onde vão ser montados os cenários para responder a vários eventos como tsunamis, colapsos de edifícios ou resgates em grandes áreas.
O mês de outubro de 2025, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
As autoridades detetaram em Vila Real uma parede dissimulada e falsa que escondia um local de engarrafamento e distribuição de vinhos DOC Douro e onde estavam armazenadas garrafas de vinho preparadas para serem rotuladas ilegalmente.
Os ferries que fazem a ligação entre Almada e Lisboa começaram a ser substituídos por embarcações elétricas. Ainda antes do adeus, conheça a história dos barcos que marcaram a identidade destas duas cidades.
Uma poderosa tempestade geomagnética de nível G4 gerou uma aurora deslumbrante, visível em latitudes incomuns, que foi registada por câmaras instaladas na Estação Espacial Internacional, quando partículas solares impactaram a magnetosfera da Terra.
O pior já terá passado, mas a precipitação intensa mantém-se até sábado, com as autoridades da Proteção Civil em estado de alerta em todo o território continental e região da Madeira.
A edição de 2025 da Avisan – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, prevista para o CNEMA, em Santarém, foi cancelada. Em Espanha, o governo determinou o confinamento de todas as explorações de criação de aves ao ar livre.
A extinção das borboletas está em curso e o fim da espécie endémica da ilha Madeira é um sinal de que medidas urgentes não podem mais ser adiadas, alertam os conservacionistas.
Iniciou-se no passado dia 10 do novembro, no Brasil, na cidade de Belém, cidade fronteira com a Amazónia, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30).
A obra estará concluída em 2031 e irá impulsionar a produção de hidrogénio e de aço verde numa região afetada por stress hídrico.
Se não chover antes do final de 2025, as duas principais cidades do Irão correm o sério risco de ficar sem água, obrigando as autoridades a proceder a evacuaç��es em massa.
Depois do lançamento do Observatório do Regadio, desenvolvido com o COTR – Centro de Competências para o Regadio Nacional e com o apoio técnico da Consulai, a FENAREG defende a defende a criação de uma agência para executar a estratégia “Água que Une”.