O seu café matinal pode mesmo torná-lo mais feliz, diz a ciência
Eis por que razão a sua chávena de café - ou chá - matinal é realmente o melhor estímulo e pode fazê-lo sentir-se mais feliz.

A evidência anedótica sempre sugeriu que o café - ou qualquer bebida que contenha cafeína - é um bom estimulante. A cafeína estimula o sistema nervoso central e está associada à promoção da vigília e à redução da fadiga - razão pela qual sente que lhe dá uma sacudidela de energia quando precisa dela - e à melhoria da concentração e da memória.
E agora a ciência confirmou que o consumo de cafeína de manhã faz-nos realmente sentir mais felizes.
Consumo de cafeína associado a melhor humor
Foi perguntado a mais de 200 jovens adultos, através dos seus telemóveis, sete vezes por dia durante quatro semanas, se tinham consumido cafeína recentemente e como se sentiam nesse momento.
Isto resultou em mais de 28.000 relatórios de humor; A análise efectuada por investigadores da Universidade de Warwick e da Universidade de Bielefeld revelou que os consumidores de cafeína referem regularmente um melhor estado de espírito após uma chávena de café ou de chá nas primeiras 2,5 horas do dia do que mais tarde.
“A cafeína funciona bloqueando os recetores de adenosina, o que pode aumentar a atividade da dopamina em regiões-chave do cérebro - um efeito que os estudos associaram à melhoria do humor e a um maior estado de alerta”, explica o Professor Anu Realo do Departamento de Psicologia de Warwick.
Os investigadores associaram o consumo de cafeína a um aumento imediato das emoções positivas durante duas horas e meia após o despertar, especialmente o entusiasmo e a felicidade. Observaram efeitos mais pequenos no contentamento e na redução da tristeza, mas não é claro se estes efeitos estão relacionados com uma redução dos sintomas de abstinência após uma noite de sono.
“Mesmo as pessoas com um consumo moderado de cafeína podem apresentar sintomas ligeiros de abstinência que desaparecem com a primeira chávena de café ou chá da manhã”, afirma Realo.
Cafeína e ansiedade
O café foi de particular interesse, uma vez que os investigadores exploraram os seus diferentes efeitos em diferentes pessoas. Esperavam que as pessoas com níveis mais elevados de ansiedade sofressem alterações de humor negativas, como o aumento do nervosismo, depois de beberem cafeína, mas nem sempre foi esse o caso.
"Ficámos um pouco surpreendidos por não encontrar diferenças entre indivíduos com diferentes níveis de consumo de cafeína ou diferentes graus de sintomas depressivos, ansiedade ou problemas de sono. As ligações entre o consumo de cafeína e as emoções positivas ou negativas foram bastante consistentes em todos os grupos", revela Justin Hachenberger, da Universidade de Bielefeld.

“Cerca de 80% dos adultos em todo o mundo consomem bebidas com cafeína, e a utilização destas substâncias estimulantes remonta a um passado longínquo”, acrescenta o Professor Sakari Lemola da Universidade de Bielefeld. “Até os animais selvagens consomem cafeína; as abelhas e os zangões preferem o néctar das plantas que contêm cafeína.”
A cafeína, no entanto, tem os seus defeitos. É possível tornar-se dependente dela e o seu consumo excessivo pode provocar vários problemas de saúde; consumi-la ao fim do dia pode também provocar problemas de sono.
Referência da notícia
The association of caffeine consumption with positive affect but not with negative affect changes across the day, Nature Scientific Reports, August 2025. Hachenberger, J., Li, M., Realo, A., Lemola, S.